PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA MARIA BOCCUZZI SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA MARIA BOCCUZZI SANTANA
DATA : 28/07/2023
LOCAL: REMOTO

Possibilidades e desafios do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético: um estudo com professores do Brasil e de Portugal

A utilização de árvores filogenéticas no ensino de Ciências e Biologia permite que seja possível abordar aspectos dos seres vivos a partir de uma perspectiva que considera as relações de parentesco entre eles, chamada de pensamento filogenético. Dessa forma, esta investigação teve como objetivo identificar e analisar as principais possibilidades e os desafios presentes no ensino sobre a diversidade dos seres vivos através do pensamento filogenético. Assim, buscou-se investigar quais são as possibilidades e os desafios relacionadas aos aspectos representacionais, conceituais e pedagógicos que professores de dois contextos diferentes, brasileiro e português, possuem, através de uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram transcritas e analisadas através de procedimentos para análise de dados qualitativos, bem como alguns elementos de Análise de Conteúdo. Os resultados foram organizados em artigos, em um formato multipaper, composto por quatro artigos. Com relação às possibilidades e desafios representacionais, nem sempre as representações construídas pelos professores correspondiam a representações semelhantes a uma árvore filogenética. Ademais, mesmo as representações que se assemelha a árvores filogenéticas apresentavam algumas concepções alternativas. Sobre os conhecimentos dos professores, a maior parte dos professores entrevistados reconheceu uma árvore filogenética e apresentou uma compreensão conceitual sobre o tema. Porém, foi possível perceber que alguns professores apresentaram dificuldades relacionadas a alguns conceitos, como grupos monofiléticos, localização do ancestral comum e compreensão das características compartilhadas. A maioria dos professores entrevistados trabalha as árvores filogenéticas em sala de aula. O currículo parece ter uma influência na abordagem do tema, visto que o momento deste trabalho varia entre os professores brasileiros e portugueses, bem como os temas com os quais os professores abordam essas representações. Ademais, os professores relataram diferentes atividades e aspectos das árvores filogenéticas que, para eles, podem facilitar o aprendizado dos estudantes. Pontos que também pareceram influenciar o conhecimento dos professores sobre o tema são as questões relacionadas à formação de professores que lecionam Ciências e possuem outros cursos de formação inicial que não a Biologia e o ano de formação dos professores. Assim, consideramos relevante que se invista em formação inicial, mas também na formação continuada de professores, de maneira que mesmo os professores que não tiveram contato com essa temática em sua formação inicial, possam ter acesso a este conhecimento em outros processos formativos, tornando, assim, possível um ensino que ajude a construir com os estudantes um pensamento filogenético.

Presidente - Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA DA GRAÇA FERREIRA SIMÕES DE CARVALHO - UMINHO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD