Interdisciplinaridade e seus percalços: currículo, concepções dos professores e alfabetização científica
A pesquisa tem como foco as interações entre os ensinos de Ciências e de Geografia no sentido de identificar polissemias e proximidades entre os objetivos formativos e convergências possíveis para propostas de ensino interdisciplinares, que aqui entendemos como um processo a ser melhor compreendido. Analisamos possibilidades de interações no currículo prescrito, nas propostas de alfabetização das respectivas áreas e assim verificaremos as concepções, perspectivas e experiências dos professores que se aproximam dessas interações na escala do currículo em ação. Por meio de entrevista semiestruturada, buscamos nesse processo responder às seguintes perguntas: Quais as perspectivas e as concepções dos docentes acerca da interdisciplinaridade entre Ciências e Geografia no currículo em ação? Quais principais percalços identificados por professores em diferentes contextos, para a interdisciplinaridade como processo? Com análise qualitativa de conteúdo, buscamos debater sobre as forças político-econômicas e perspectivas de sociedade que constroem o currículo de ensino a partir das contribuições dos docentes sobre os obstáculos e caminhos possíveis de construção da interdisciplinaridade que se manifestam nas vivências pedagógicas. Por fim, produzimos dois mapas conceituais de acordo com a teoria da aprendizagem significativa para sistematizar os apontamentos das entrevistas e prover um material de reflexão sobre a formação docente.