REDES DE POLÍTICAS: RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NA (E A PARTIR DA) EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
O trabalho analisa as relações público-privadas na construção de políticas educacionais no estado de São Paulo e a partir do estado de São Paulo, no caso do Novo Ensino Médio (NEM). Para isso adotamos referenciais sobre redes de governança, neoliberalização e heterarquização do Estado, compreendendo que a elaboração de políticas e a prestação de serviços públicos são cada vez mais compartilhadas entre atores públicos e privados, constituindo um arranjo de governança em rede. A burocracia estatal é substituída por relações de interdependência e sobreposições entre o público e o privado, constituindo uma organização heterárquica. Utilizando a metodologia de etnografia em rede, instrumento de análise que viabiliza a representação das redes de políticas na forma de grafos, mapeamos algumas das formas mais recentes de privatização da educação no estado de São Paulo: 1) a parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a Associação Parceiros da Educação (APE) em torno do Programa Educação – Compromisso de São Paulo, entre 2015 e 2018; 2) a implementação do NEM paulista, a partir das parcerias relacionadas ao Programa Inova Educação e ao Currículo Paulista entre 2019 e 2022; e 3) a mobilidade da política educacional, a partir do NEM paulista, no contexto federativo da implementação do NEM no restante do país.