PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: IANNA GARA CIRILO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IANNA GARA CIRILO
DATA : 19/06/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 407 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

Quando o museu se torna acessível e democrático?


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A partir do estabelecimento da Política Nacional de Museus, em 2003, o museu passou a ser considerado um espaço de práticas e processos socioculturais colocados à serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. As novas e insurgentes demandas contemporâneas passaram a exigir expressivas mudanças na concepção dos museus, sobretudo no que se refere às suas funções, enquanto instituição, por estabelecer diretrizes para o universo museológico brasileiro, já que os museus passaram a ter renovada importância na vida cultural e social brasileira. Assim, as exigências dessa mesma sociedade implicaram na mudança da concepção dos museus, em primeiro lugar no que se relaciona às suas funções, e na necessidade de respostas para potencializar o enfrentamento aos seus questionamentos para um arcabouço de temas, dúvidas, necessidades e desafios emergentes que, no seu conjunto, conformam as demandas contemporâneas. Consideramos trazer desse arcabouço, para este estudo, os temas de educação em museus, democratização da ciência e acessibilidade. Este trabalho tem o propósito de trazer algumas respostas sobre a formação do educador museal, concernentes à democratização da ciência como processo de construção social e individual. A partir dos dados coletados, o primeiro capítulo “A formação de educadores e monitores museais para o atendimento de diversos públicos” aborda as formações acadêmicas e museais, como elas se articulam e refletem no dia a dia do educador. O artigo também discute se os conceitos de acessibilidade e democracia fazem parte da formação do educador e monitor do Museu de Microbiologia (MMB), do Instituto Butantan. Além disso, faz uma análise dos modelos de formação adotados em diferentes momentos pelo MMB. O segundo artigo “Os excluídos do Brasil: de uma herança colonial e estrutural de exclusão para a construção de identidades e pertencimentos.” traz a perspectiva do educador sobre quem é o público do museu? Como ele acha ser possível atrair novos e diversos públicos que usualmente não frequentam esse espaço. O terceiro artigo “A acessibilidade no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan” aborda os conceitos de democracia e acessibilidade, faz um paralelo histórico sobre as pessoas com deficiência e discute a acessibilidade do Museu de Microbiologia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1591968 - TÁRCIO MINTO FABRÍCIO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - JESSICA NORBERTO ROCHA
Notícia cadastrada em: 19/04/2023 09:24
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