PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: LAIS DA SILVEIRA MEDEIROS

DISCENTE : LAIS DA SILVEIRA MEDEIROS
DATA : 01/06/2023
LOCAL: Campus Santo André

As práticas no ensino de botânica: entre as escolhas metodológicas dos professores e metodologias não tradicionais

Considerando as grandes dificuldades encontradas nos caminhos do ensino de botânica no país, que são perpetuadas tanto pela falta de interesse pelo tema, quanto pelas metodologias usadas pelos professores, propomos entender os percursos formativos de professores e professoras, suas escolhas metodológicas e as concepções acerca dos métodos usados em seu cotidiano. O presente trabalho teve como objetivos identificar metodologias predominantes na formação dos professores, na graduação, em suas aulas de botânica, de acordo com suas memórias formativas, analisar as concepções dos professores acerca das diferentes metodologias que vivenciaram na formação. O presente trabalho também objetivou identificar nas práticas propostas pelos professores para sua atuação em sala, quais destas metodologias possuem características de acordo com as denominadas metodologias ativas e participativas, que têm sido apresentadas pelo currículo e por instituições escolares como caminhos para a atuação docente, a fim de contribuir para a formação dos estudantes, permitindo-lhes mais autonomia. Foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas, sobre os percursos formativos, influências no planejamento de aulas de botânica e a elaboração de um plano de aula espontâneo que abordasse algum tema botânico, aplicado a professores e professoras. Esses dados foram submetidos à análise de discurso, onde pôde-se compreender a aspectos da formação inicial em botânica e a maneira de ensinar botânica, além de identificar a presença ou ausência das metodologias ditas ativas e participativas, seja na formação inicial, seja na abordagem proposta no plano de ensino. Os resultados apontam que a maioria dos professores e professoras relataram as abordagens da formação inicial como predominantemente expositivas, com eventos esporádicos de práticas laboratoriais e saídas de campo, e ainda algumas concepções errôneas acerca de nomenclaturas de metodologias citadas. Entre os planos, pode-se identificar que na maioria das abordagens propostas não há presença de metodologias ativas.  A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que existe uma predominância de abordagens expositivas e pouco participativas, seja nas experiências de formação inicial, seja nas abordagens propostas nos planejamentos. Tais resultados apontam para a necessidade de espaços formativos para que professores e professoras tenham oportunidade de contato com diferentes metodologias e seus conceitos, podendo trazer tal diversificação para sua prática.

Presidente - Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SUZANA URSI - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA