PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: RENATA CRISTINA ALBERGHETTI

DISCENTE : RENATA CRISTINA ALBERGHETTI
DATA : 06/06/2023
LOCAL: Remota

O desenvolvimento de competências matemáticas no ensino de matrizes com o uso de simulador TinkerCad por meio da aprendizagem baseada em problemas no contexto de um projeto interdisciplinar

Neste estudo são apresentados os resultados da pesquisa de mestrado que buscou investigar e refletir sobre as contribuições que podem emergir do trabalho entre Matemática e automação com o simulador TinkerCad para o desenvolvimento de competências gerais da Educação Básica e específicas de Matemática presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Para isso, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar entre os componentes curriculares Matemática e Desenvolvimento de Web Site com alunos da segunda série do Ensino Técnico integrado ao Médio em Informática para Internet, numa Escola Técnica Estadual no município de Praia Grande (SP) no final do ano de 2022. No projeto foram considerados conceitos de Lógica de Programação com o objetivo de ensinar conteúdos matemáticos de matrizes, por meio da abordagem baseada em problemas (ABP). Os dados coletados referem-me às atividades desenvolvidas pelos alunos no contexto do projeto interdisciplinar sendo a pesquisadora, a professora que ensina matemática para a turma. Os resultados têm origem na análise documental da BNCC do Ensino Médio e do conjunto de dados obtidos, composto pelos registros: observação participante, entrevista semiestruturada, atividades desenvolvidas pelos alunos, questionário e filmagem. O ensino por competências, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à educação, a ABP e Pedagogia de Projetos compõem o referencial teórico inicial deste trabalho.  Foi realizada uma revisão bibliográfica com o intuito de localizar trabalhos que apoiam sua fundamentação e contextualização. Esses resultados parciais possibilitaram: a identificação de estudos que embasaram a elaboração desta dissertação, confirmando assim a ausência de produções relacionadas ao problema delineado; e apontaram para as três competências que mais se alinham à proposta desta investigação, sendo três específicas da área da Matemática e suas Tecnologias e duas gerais da Educação Básica. Demonstraram, ainda, que o trabalho interdisciplinar com apoio das TDIC e a ABP estimula o interesse pela aprendizagem dos conteúdos de Matemática bem como de Lógica de Programação.

Presidente - Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2976815 - DENISE HIDEKO GOYA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSELI TREVISAN MARQUES DE SOUZA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH