PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE FICO RAMALHÃES DE SOUZA

DISCENTE : JOYCE FICO RAMALHÃES DE SOUZA
DATA : 02/05/2023
LOCAL: Auditório 801- A do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

O campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos: a extensão universitária como promessa de desenvolvimento regional

A extensão universitária é a integração da pesquisa e do ensino, que possibilita o enriquecimento da formação profissional, e o conhecimento da realidade além dos muros da universidade, tendo contato direto com o meio no qual está inserido. Apesar de sua imensa importância em integrar o conhecimento e proporcionar a relação entre comunidade acadêmica e sociedade, na maioria das vezes a extensão ocupa um papel indefinido nas universidades, sem uma formação unificada, não considerando as singularidades dos locais onde as universidades estão inseridas. Sem um propósito claro que possa estabelecer alguma continuidade em suas atividades, a prática da extensão acaba se dando em uma ação por ação, ou melhor, o fazer pelo fazer, que resulta em uma relação sem nenhum significado para a comunidade regional. Dessa forma, em grande parte das universidades do Brasil ainda se produz um conhecimento atrelado muito mais ao ensino e a pesquisa do que à extensão, ou seja, um conhecimento desligado das necessidades da sociedade e do cotidiano. É fato que a universidade tem várias contribuições a fazer para a sociedade, contudo, a sociedade também pode oferecer diversas contribuições para a universidade, e essa troca de saberes só é possível através da extensão. Assim, diante do importante e indispensável papel que a extensão ocupa em diversas nuances, e de acordo com as problemáticas apresentadas, essa pesquisa propõe analisar a extensão em um campus da Universidade Federal de São Carlos. Inaugurado em 2014, o campus Lagoa do Sino situa-se em uma região essencialmente agrícola, com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano, sua construção se deu em uma fazenda que foi doada. Essa doação foi viabilizada através de um comprometimento da universidade com a sociedade e a região na qual se encontra inserida, reforçando esse compromisso através das atividades extensionistas. Dessa forma, objetiva-se entender de que maneira se dá a extensão em um campus com essas especificidades. Para responder estes questionamentos, realizou-se uma análise documental dos Planos de Implementação do campus Lagoa do Sino e Plano de Desenvolvimento Institucional. Além disso, entrevistou-se 3 colaboradores que ocupam diferentes cargos no campus, investigando os conteúdos oriundos destas entrevistas e desenvolvendo categorias de análise. Com a pesquisa, ainda em desenvolvimento, os presentes resultados apontam um forte alinhamento teórico e prático das propostas extensionistas no campus Lagoa do Sino, dialogando com os objetivos da implementação do campus e conceitos da extensão universitária.

Presidente - Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1591968 - TÁRCIO MINTO FABRÍCIO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA