A formação dialógica de professores para o ensino de botânica: relatos de um processo formativo
O presente texto de qualificação visa apresentar as reflexões realizadas ao longo de uma pesquisa-ação participante sobre a formação de professores e o ensino de botânica. A pesquisa ocorreu a partir dos dados obtidos ao longo de um curso de extensão ocorrido de maneira online ao longo de 2021.
O texto da tese está sendo construído no modelo Multipaper. O presente texto de qualificação é composto por artigos e capítulos de livros que irão discutir o processo de construção e execução do projeto de pesquisa e extensão trazendo questões relevantes em relação à percepção dos docentes sobre o processo formativo, a importância da dialogicidade para a execução do processo, além de questões mais amplas como a importância da adoção de uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos estudantes e dos professores de modo a desenvolver um ensino de botânica mais autêntico.
A proposta do projeto se baseia em uma pesquisa-ação levando em consideração sua leitura latino-americana, bem como estruturada a partir dos 3 momentos pedagógicos, propostos por Delizoicov, Angotii e Pernambuco. Tendo isso em mente, todo o processo de pesquisa ainda conversa com os referenciais de Paulo Freire, de forma a levar em consideração o desenvolvimento de uma práxis autêntica para o campo de pesquisa em formação de professores de Ciências.