PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO REIS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO PAULO REIS SOARES
DATA : 25/04/2023
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

A formação dialógica de professores para o ensino de botânica: relatos de um processo formativo

O presente texto de qualificação visa apresentar as reflexões realizadas ao longo de uma pesquisa-ação participante sobre a formação de professores e o ensino de botânica. A pesquisa ocorreu a partir dos dados obtidos ao longo de um curso de extensão ocorrido de maneira online ao longo de 2021.
O texto da tese está sendo construído no modelo Multipaper. O presente texto de qualificação é composto por artigos e capítulos de livros que irão discutir o processo de construção e execução do projeto de pesquisa e extensão trazendo questões relevantes em relação à percepção dos docentes sobre o processo formativo, a importância da dialogicidade para a execução do processo, além de questões mais amplas como a importância da adoção de uma prática pedagógica mais próxima da realidade dos estudantes e dos professores de modo a desenvolver um ensino de botânica mais autêntico.
A proposta do projeto se baseia em uma pesquisa-ação levando em consideração sua leitura latino-americana, bem como estruturada a partir dos 3 momentos pedagógicos, propostos por Delizoicov, Angotii e Pernambuco. Tendo isso em mente, todo o processo de pesquisa ainda conversa com os referenciais de Paulo Freire, de forma a levar em consideração o desenvolvimento de uma práxis autêntica para o campo de pesquisa em formação de professores de Ciências.

Presidente - Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO TAKEO SANO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA