PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA SARMENTO MIRASIERRAS

DISCENTE : AMANDA SARMENTO MIRASIERRAS
DATA : 26/04/2023
LOCAL: Híbrida

Alfabetização em saúde: saberes, vivências e reflexões no âmbito da formação de professores de Ciências e Biologia

Historicamente, a educação em saúde vem sendo construída desde o início da edificação escolar no Brasil. Partindo de uma abordagem fundamentalmente higiênica-sanitarista, a educação em saúde na escola passou por diversas fases ao longo do tempo até nortear-se, na atualidade, pela Base Nacional Comum Curricular. Em paralelo às diferentes fases vivenciadas pela educação em saúde na escola, estabeleceu-se no professor de ciências e de biologia o papel de educador em saúde. Com base nessa premissa, o presente estudo estrutura-se na metodologia quantitativa da análise de narrativas para buscar compreender as concepções, as práticas e as vivências em saúde desse docente a partir do campo da formação de professores. Para tanto, e partindo dos pressupostos freirianos, foram estabelecidas quatro dimensões escalonadas para cumprir com os objetivos aqui postos para alfabetização em saúde. O relato narrativo piloto foi coletado por meio de gravação presencial e transcrito posteriormente. O corpus textual foi unitarizado e categorizado de acordo com as dimensões estabelecidas para alfabetização em saúde, que foram utilizadas como categorias de análise a priori. O tratamento dos dados obtidos também contemplou categorias emergentes com base no arcabouço teórico que fundamenta esta pesquisa. Os resultados obtidos a partir desse relato piloto balizam as análises preliminares, as quais permitem identificar algumas dimensões estabelecidas para alfabetização em saúde e disparam discussões sobre as possibilidades transformadoras da educação em saúde quando feita de forma intencionalmente embasada. Observa-se a necessidade de rever a maneira como a saúde é tratada nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em um sentido crítico e emancipatório. Os primeiros resultados obtidos permitem, também, refletir sobre aspectos de saúde que permeiam o fazer docente, e suscitam possibilidades de educar-se em saúde, desde a formação inicial e com a finalidade de transformação do ser docente, para educar em saúde dentro do contexto escolar de ensino-aprendizagem.

Presidente - Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VALÉRIA APARECIDA DE SOUZA SIQUEIRA - UEPB
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS