PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: MARCEL MESSIAS GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCEL MESSIAS GONÇALVES
DATA : 02/06/2023
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

O conceito de simetria para articular álgebra e geometria: o desenvolvimento profissional de um professor da educação básica em uma investigação da própria prática

Neste trabalho discute-se as possibilidades de aproximação da pesquisa acadêmica e da pesquisa em sala de aula por meio da figura do professor-pesquisador, tendo como foco explorar as articulações da álgebra com a geometria por meio do conceito de simetria em sala de aula da educação básica. Amparamo-nos na necessidade e importância de que professores continuem aprendendo sobre o ofício de ensinar ao longo de sua prática, ao mesmo tempo em que se discute como oportunizar essa aprendizagem a um profissional já sobrecarregado pelas demandas da sala de aula da educação básica na rede pública de ensino. Na investigação da própria prática do professor-pesquisador, os objetivos se concentram nas possibilidades de ressignificação de conhecimentos mobilizados ao longo de sua prática de ensino e nas aprendizagens oportunizadas pelo investigação em sala de aula, a fim de mapear suas práticas investigativas e desenvolver um modelo de princípios de investigação que orientem outros professores da educação básica a realizarem pesquisas em suas próprias práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sob o paradigma interpretativo, em que foram elaboradas tarefas exploratórias que tematizam a articulação da álgebra com a geometria por meio do conceito de simetria e aplicadas junto às turmas de 9º ano de uma escola pública de Praia Grande/SP, na qual o professor-pesquisador lecionou no ano de 2019. Todas as etapas de planejamento, desenvolvimento e reflexão das aulas foram registradas por meio de câmeras e gravadores que permitiram ao professor-pesquisador olhar para sua prática com vistas a identificar os conhecimentos mobilizados e ressignificados por meio de sua atuação investigativa em sala de aula e, também, as aprendizagens que favoreceram seu desenvolvimento profissional por meio da pesquisa. Ambos resultados contribuíram para que, por meio de análise retrospectiva de suas práticas investigativas, o professor-pesquisador pudesse identificar as práticas potencializadoras da pesquisa em sala de aula e que compõe o modelo de princípios de investigação de pesquisa, que busca oportunizar aos professores da educação básica a possibilidade de também realizarem pesquisas em suas práticas, de modo a contribuir para a promoção de uma formação continuada ao longo de sua carreira profissional e por meio da pesquisa em sala de aula.

Presidente - Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS TREVISAN - UTFPR