PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: DANIELA INÊS BALDAN DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA INÊS BALDAN DA SILVA
DATA : 30/05/2023
LOCAL: Campus Santo André

De um processo de formação continuada à prática letiva: os caminhos da aprendizagem profissional do professor acerca do pensamento algébrico nos anos iniciais

O objetivo desta pesquisa de Doutorado é compreender como indícios de aprendizagens profissionais se manifestam nas práticas letivas de três participantes, quando abordaram o Pensamento Algébrico nos anos iniciais, ao longo de três anos subsequentes a um processo formativo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e construcionista, dentro da perspectiva teórica do interpretativismo. Durante seu desenvolvimento adotamos duas modalidades metodológicas categorizadas como pesquisa de modelagem teórica: (i) a Grounded Theory (GT), em sua abordagem construtivista e (ii) a utilização de episódios para organizar os dados e recompor o fenômeno analisado na sua totalidade. A pesquisa se deu pela análise de um processo formativo e da prática letiva de três professoras que dele participaram. No que refere à coleta e análise de dados, em uma primeira etapa, elaborou-se um roteiro da entrevista de lembrança estimulada personalizado, tanto para a formadora como para cada uma das participantes, a partir dos documentos advindos do processo formativo. Esses primeiros dados foram complementados, numa segunda etapa, por uma nova entrevista de lembrança estimulada, desta vez somente com as professoras-participantes, cujo roteiro considerou seus documentos profissionais, tanto individuais como coletivos, relativos ao período de 2017 a 2019. Os principais resultados obtidos revelaram que (i) o processo formativo possibilitou que as participantes mobilizassem conhecimentos matemáticos e didáticos acerca do desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais, e se apropriassem do conceito de equivalência do sinal de igual, bem como vislumbrassem possibilidades de desenvolver o Pensamento Algébrico com estudantes; (ii) as escolhas da formadora, no desenvolvimento do processo formativo, possibilitaram articular as dimensões matemática e didática, bem como aproximar a Matemática Acadêmica da Matemática Escolar, vinculadas ao Pensamento Algébrico; e (iii) as análises relativas às prática letivas possibilitaram o mapeamento das alterações introduzidas no planejamento das participantes, após o processo formativo, como por exemplo, a seleção criteriosa de tarefas matemáticas que possibilitam o desenvolvimento do Pensamento Algébrico dos estudantes e adoção de novas estratégias metodológicas com elementos da abordagem de ensino exploratório.

Presidente - Interno ao Programa - 1837745 - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1679016 - VIRGINIA CARDIA CARDOSO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2269039 - MARCIA AGUIAR