PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA KAORI IDO

DISCENTE : JULIANA KAORI IDO
DATA : 04/04/2023
LOCAL: online

A EMOÇÃO ENQUANTO FUNÇÃO PSICOLÓGICA (E PEDAGÓGICA): UMA DISCUSSÃO SOBRE AS EMOÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA

Esta pesquisa teve como inquietação as reações negativas dos estudantes de Ensino Médio para com as aulas de Física. A alternativa escolhida para desbravar esse cenário foi a investigação das emoções no Ensino de Física. Respaldados na teoria do neurologista António Damásio, partimos da concepção que as emoções são reações do corpo que visam a sobrevivência e que provoca uma série de efeitos.

É sabido que o processo da aprendizagem envolve diversos fatores, dentre eles estão as emoções e seus desdobramentos. Ou seja, hormônios, neurotransmissores advindos de reações emocionais, influenciam na transmissão de informações, que fazem. parte da aprendizagem. Com este trabalho, temos como objetivo explorar essa influência das emoções na sala de aula e apresentar possibilidades de medição das emoções.

Nossa proposta é a verificação das emoções na sala de aula por meio do Clima Emocional, associado a prática pedagógica adotada pelo professor. A partir da medição da emoção de cada estudante, é possível reunir as medidas individuais e indicar o Clima Emocional da classe. Analisamos como a turma se sente a cada 5 minutos, comparamos com o assunto exposto pelo professor e a abordagem utilizada.

Presidente - Interno ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1361959 - ROBSON MACEDO NOVAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI