A EMOÇÃO ENQUANTO FUNÇÃO PSICOLÓGICA (E PEDAGÓGICA): UMA DISCUSSÃO SOBRE AS EMOÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA
Esta pesquisa teve como inquietação as reações negativas dos estudantes de Ensino Médio para com as aulas de Física. A alternativa escolhida para desbravar esse cenário foi a investigação das emoções no Ensino de Física. Respaldados na teoria do neurologista António Damásio, partimos da concepção que as emoções são reações do corpo que visam a sobrevivência e que provoca uma série de efeitos.
É sabido que o processo da aprendizagem envolve diversos fatores, dentre eles estão as emoções e seus desdobramentos. Ou seja, hormônios, neurotransmissores advindos de reações emocionais, influenciam na transmissão de informações, que fazem. parte da aprendizagem. Com este trabalho, temos como objetivo explorar essa influência das emoções na sala de aula e apresentar possibilidades de medição das emoções.
Nossa proposta é a verificação das emoções na sala de aula por meio do Clima Emocional, associado a prática pedagógica adotada pelo professor. A partir da medição da emoção de cada estudante, é possível reunir as medidas individuais e indicar o Clima Emocional da classe. Analisamos como a turma se sente a cada 5 minutos, comparamos com o assunto exposto pelo professor e a abordagem utilizada.