A INFLUÊNCIA DE VIVÊNCIAS AFETIVAS NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
A afetividade é uma das dimensões que compõem o ser humano e está diretamente relacionado com o desenvolvimento psicológico e cognitivo do sujeito. Trata-se da condição do ser humano de ser afetado por acontecimentos inerentes ao mundo interno e externo. Nesse contexto, é possível afirmar que a afetividade está presente nas interações estabelecidas no ambiente escolar e pode influenciar de maneira favorável ou desfavorável o processo de ensino-aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar e analisar a influência da dimensão afetiva na trajetória de professores de Ciências, a partir dos episódios emocionantes vivenciados durante o processo de ensino-aprendizagem desses profissionais, bem como as implicações dessas vivências nas decisões pedagógicas desses professores. Os voluntários de pesquisa foram selecionados a partir de um curso de extensão denominado “A influência das emoções na prática educativa: concepções e vivências de professores de ciências”, que ocorreu entre maio de junho de 2022. Para formar o corpus da pesquisa, cinco voluntários foram selecionados e os dados foram coletados a partir das atividades realizadas durante o curso, das socializações durante os encontros, dos questionários e da entrevista semiestruturada. Todos os dados foram transcritos, submetidos a Análise Textual Discursiva (ATD) e triangulados com o objetivo de identificar possíveis implicações sobre a influência ou não das vivências emocionantes durante o processo de ensino-aprendizagem desses profissionais e suas decisões em sala de aula. Os cinco professores investigados demonstraram ter sido afetados por suas vivências emocionantes durante a educação básica e o ensino superior, o que, de acordo com suas reflexões, influenciam suas escolhas pedagógicas atualmente.