PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA DE CARVALHO AZEVEDO

DISCENTE : GABRIELA DE CARVALHO AZEVEDO
DATA : 03/04/2023
LOCAL: por participação remota

A INFLUÊNCIA DE VIVÊNCIAS AFETIVAS NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

A afetividade é uma das dimensões que compõem o ser humano e está diretamente relacionado com o desenvolvimento psicológico e cognitivo do sujeito. Trata-se da condição do ser humano de ser afetado por acontecimentos inerentes ao mundo interno e externo. Nesse contexto, é possível afirmar que a afetividade está presente nas interações estabelecidas no ambiente escolar e pode influenciar de maneira favorável ou desfavorável o processo de ensino-aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo principal investigar e analisar a influência da dimensão afetiva na trajetória de professores de Ciências, a partir dos episódios emocionantes vivenciados durante o processo de ensino-aprendizagem desses profissionais, bem como as implicações dessas vivências nas decisões pedagógicas desses professores. Os voluntários de pesquisa foram selecionados a partir de um curso de extensão denominado “A influência das emoções na prática educativa: concepções e vivências de professores de ciências”, que ocorreu entre maio de junho de 2022. Para formar o corpus da pesquisa, cinco voluntários foram selecionados e os dados foram coletados a partir das atividades realizadas durante o curso, das socializações durante os encontros, dos questionários e da entrevista semiestruturada. Todos os dados foram transcritos, submetidos a Análise Textual Discursiva (ATD) e triangulados com o objetivo de identificar possíveis implicações sobre a influência ou não das vivências emocionantes durante o processo de ensino-aprendizagem desses profissionais e suas decisões em sala de aula. Os cinco professores investigados demonstraram ter sido afetados por suas vivências emocionantes durante a educação básica e o ensino superior, o que, de acordo com suas reflexões, influenciam suas escolhas pedagógicas atualmente.

Presidente - Interno ao Programa - 1361959 - ROBSON MACEDO NOVAIS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI - PUC-CAMPINAS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS