PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO

DISCENTE : GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO
DATA : 21/03/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/marcia-15

ANÁLISE DA PRESENÇA DE UMA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NEGRA NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2018

O presente trabalho tem como objetivo analisar se os livros didáticos de química do PNLD - 2018 possuem uma história das ciências africana e/ou afro-brasileira. O ensino de ciências, em geral, não apresenta as contribuições africanas, afrodiaspóricas, indígenas e tradicionais, sendo que os conhecimentos produzidos por estas sociedades, especialmente no período colonial, foram apagados e esses atores silenciados.  Consideramos que os livros didáticos tem grande importância e influência no ensino de química, dessa forma, é necessário que ocorra uma análise dos mesmos afim de se averiguar de que maneira conteúdos como a história das ciências estão inseridas nos livros didáticos. Consideramos que a presença de uma história da ciência negra, por meio de uma historiografia cultural das ciências, não só promove a pluralidade no ensino como está de acordo com a execução da Lei 11.645/2008 para promoção do ensino da cultura afro e afro-brasileira no ensino de química, promovendo um ensino mais crítico e plural, além do sentimento de representatividade em estudantes e professores negros. Nesta pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico foram analisados os capítulos introdutórios ao conceito de química e ciência nos livros de química do 1° ano do PNLD – 2018. A metodologia de análise dos dados coletados foi a análise textual discursiva. Após a análise do material coletado buscamos analisar a inserção da história das ciências no livro didático, verificando a possibilidade de aplicação da lei 11.645/2008 para a promoção de um ensino de ciência mais plural, crítico e emancipador.

Presidente - Interno ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LETICIA DOS SANTOS PEREIRA - UFBA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN