A avaliação de tecnologias digitais para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Este relatório tem por objetivo descrever um recorte de uma pesquisa de mestrado com o intuito de investigar as potencialidades do processo de seleção, avaliação e uso de tecnologias digitais (TD) a serem usadas no ensino de matemática por docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e como esse pode influenciar na prática docente. Identificamos no Conhecimento tecnológico-pedagógico do conteúdo (TPACK) alguns conhecimentos a serem mobilizados pelos professores para este fim, no entanto identificamos a necessidade da promoção de valores que permitam a compreensão das TD em um âmbito social e colaborativo, elencando algumas possibilidades, dentre as quais, a cidadania digital. Também contextualizamos a ensino a partir das TD, salientado as suas possibilidades no que se refere à promoção de valores democráticos, a partir da perspectiva da teoria crítica. Foi realizada uma ação de formação desses professores, durante os meses de junho a dezembro de 2022, tendo como metodologia a pesquisa-ação crítico-colaborativa com a mediação realizada online, tendo como intuito a reflexão dos docentes sobre suas próprias práticas, bem como a emancipação dessas, no que diz respeito ao uso de TD. Neste momento a pesquisa está no processo de análise dos dados preliminares.