PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: MULLER RODRIGO DE MOURA SANTANA

DISCENTE : MULLER RODRIGO DE MOURA SANTANA
DATA : 07/02/2023
LOCAL: Sala 407 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

A avaliação de tecnologias digitais para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Este relatório tem por objetivo descrever um recorte de uma pesquisa de mestrado com o intuito de investigar as potencialidades do processo de seleção, avaliação e uso de tecnologias digitais (TD) a serem usadas no ensino de matemática por docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e como esse pode influenciar na prática docente. Identificamos no Conhecimento tecnológico-pedagógico do conteúdo (TPACK) alguns conhecimentos a serem mobilizados pelos professores para este fim, no entanto identificamos a necessidade da promoção de valores que permitam a compreensão das TD em um âmbito social e colaborativo, elencando algumas possibilidades, dentre as quais, a cidadania digital. Também contextualizamos a ensino a partir das TD, salientado as suas possibilidades no que se refere à promoção de valores democráticos, a partir da perspectiva da teoria crítica. Foi realizada uma ação de formação desses professores, durante os meses de junho a dezembro de 2022, tendo como metodologia a pesquisa-ação crítico-colaborativa com a mediação realizada online, tendo como intuito a reflexão dos docentes sobre suas próprias práticas, bem como a emancipação dessas, no que diz respeito ao uso de TD. Neste momento a pesquisa está no processo de análise dos dados preliminares.

Presidente - Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCELO DE CARVALHO BORBA - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1798480 - REGINA HELENA DE OLIVEIRA LINO FRANCHI