PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: JANETHE PATRICIA ACUÑA ESCALERA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANETHE PATRICIA ACUÑA ESCALERA
DATA : 17/01/2023
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

UM ESTUDO SOBRE A PRÁXIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Nesta dissertação, nos debruçarmos sobre o panorama do contexto escolar tendo como suportes teóricos a Psicologia Histórico-Cultural (PH-C) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PH-C). Inicialmente, este trabalho foi movido por alguns incômodos vivenciados durante a prática docente, em diferentes unidades escolares. Neste contexto, é perceptível que a organização da atividade pedagógica no Ensino de Ciências no Brasil está de "cabeça para baixo", em uma alusão à denúncia crítica de Marx sobre a dialética de Hegel. Neste sentido é necessário "desvirá-la, a fim de descobrir o cerne racional dentro do invólucro místico". Sustentamos a hipótese de que o trabalho do professor, denominado atividade de ensino, deveria ser responsável por organizar a atividade de aprendizagem do estudante, e não o inverso. Neste contexto, e com o nosso aporte teórico, emerge nossa questão de pesquisa: Existe relação entre o sistema de ensino vigente e a práxis dos professores de ciências? Para a implementação desta pesquisa, nos fundamentamos na lógica concreta marxiana, orientados pela concepção de que a organização se dá a partir da unidade entre as abordagens quantitativas e qualitativas. Posto isso, descrevemos o contexto da realidade e cindimos nosso método em: investigação e exposição. Com o método de investigação evidenciamos o desequilíbrio numérico entre trabalhos publicados para professores, se comparado com a quantidade de publicações para estudantes, nos eventos de ensino de física e ciências. Com o método de exposição, concluímos que os professores de ciências que se voluntariaram para participar desta pesquisa, utilizam diversas metodologias para suas atividades de ensino, com ou sem respaldo teórico – e independente do PPP da unidade escolar. Ou seja, estes resultados indicam que a práxis, no contexto pedagógico, ainda é algo anuviado, isso está perceptível nos documentos que fundamentam a atual reforma do ensino básico e, consequentemente, está inculcado na atividade dos professores. Segundo os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, a atividade de ensino está diretamente relacionada à organização da atividade de estudo, portanto, uma das possíveis ações para “desvirar" a realidade em que nos encontramos é investir em formações para professores que visam a práxis pedagógica


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JACQUELINE MEIRELES - UNESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA PAULA GOMES MOREIRA - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - CAMILO DE LELLIS SANTOS - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 14/12/2022 19:44
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