UM ESTUDO SOBRE A PRÁXIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Nesta dissertação, nos debruçarmos sobre o panorama do contexto escolar tendo como suportes teóricos a Psicologia Histórico-Cultural (PH-C) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PH-C). Inicialmente, este trabalho foi movido por alguns incômodos vivenciados durante a prática docente, em diferentes unidades escolares. Neste contexto, é perceptível que a organização da atividade pedagógica no Ensino de Ciências no Brasil está de "cabeça para baixo", em uma alusão à denúncia crítica de Marx sobre a dialética de Hegel. Neste sentido é necessário "desvirá-la, a fim de descobrir o cerne racional dentro do invólucro místico". Sustentamos a hipótese de que o trabalho do professor, denominado atividade de ensino, deveria ser responsável por organizar a atividade de aprendizagem do estudante, e não o inverso. Neste contexto, e com o nosso aporte teórico, emerge nossa questão de pesquisa: Existe relação entre o sistema de ensino vigente e a práxis dos professores de ciências? Para a implementação desta pesquisa, nos fundamentamos na lógica concreta marxiana, orientados pela concepção de que a organização se dá a partir da unidade entre as abordagens quantitativas e qualitativas. Posto isso, descrevemos o contexto da realidade e cindimos nosso método em: investigação e exposição. Com o método de investigação evidenciamos o desequilíbrio numérico entre trabalhos publicados para professores, se comparado com a quantidade de publicações para estudantes, nos eventos de ensino de física e ciências. Com o método de exposição, concluímos que os professores de ciências que se voluntariaram para participar desta pesquisa, utilizam diversas metodologias para suas atividades de ensino, com ou sem respaldo teórico – e independente do PPP da unidade escolar. Ou seja, estes resultados indicam que a práxis, no contexto pedagógico, ainda é algo anuviado, isso está perceptível nos documentos que fundamentam a atual reforma do ensino básico e, consequentemente, está inculcado na atividade dos professores. Segundo os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, a atividade de ensino está diretamente relacionada à organização da atividade de estudo, portanto, uma das possíveis ações para “desvirar" a realidade em que nos encontramos é investir em formações para professores que visam a práxis pedagógica