PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: ADRIANA BIGIDO ROCHA

DISCENTE : ADRIANA BIGIDO ROCHA
DATA : 13/04/2023
LOCAL: Sala 302A do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EVOLUÇÃO NA COMPREENSÃO,  NAS HABILIDADES METACOGNITIVAS ENVOLVIDAS E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A presente pesquisa efetivou-se com o objetivo de responder a seguinte questão: Como se dá a evolução na compreensão de professores da Educação Infantil acerca do Ensino de Ciências por investigação, considerando a relação entre o conhecimento sobre o Ensino Investigativo, a metacognição e os saberes mobilizados. Diante da questão proposta, a presente pesquisa possui a orientação metodológica qualitativa e apresenta como perspectiva teórica, um caráter interpretativo e foi realizada por meio do estudo de caso. Foi realizada a revisão bibliográfica dos trabalhos desenvolvidos no ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), nos últimos dez anos, considerando as palavras-chaves desta pesquisa com o objetivo de trazer um panorama das pesquisas envolvendo o Ensino de Ciências na Educação Infantil, com foco na utilização destas práticas pelos professores, envolvendo a metacognição, utilizadas na prática docente. Também foi oferecido na UFABC um curso de extensão, para um grupo de 30 professores polivalentes, da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, visando aprofundar os conhecimentos sobre aulas na perspectiva investigativa em Ciências e também da metacognição e os saberes mobilizados por eles. Foram utilizados alguns instrumentos como: questionários, ferramentas de metodologias ativas (Padlet), planos de aulas com sequências didáticas e entrevistas semiestruturadas. Como proposta para a investigação, durante o curso de extensão, e respondendo ao segundo objetivo desta pesquisa, os professores preencheram o Padlet que é  uma ferramenta de metodologia ativa que permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, estudos ou de projetos pessoais. respondendo a pergunta de como eles elaboram suas alunas de Ciências. Como principais resultados, na revisão bibliográfica constatou-se que existem poucos trabalhos sobre Educação Infantil e Metacognição, que os professores ensinam Ciências considerando como as crianças aprendem e sempre optam por conteúdos da área da Biologia (evolução, plantas e animais), pois utilizam mais os saberes experienciais por não dominar o conteúdo. No preenchimento do Padlet, após análise das citações foram criadas quatro categorias (planejamento, recurso, ação docente e dificuldade docente) em que se constatou-se que os professores polivalentes elaboram suas aulas de Ciências por meio da sua ação e prática pedagógica, considerando o planejamento, a necessidade do grupo, o que os alunos já sabem, o aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Esse professor reflete acerca da adaptação de atividades para atender a necessidade da sua turma, utilizando diversos recursos. Demonstram muita dificuldade por não dominar a disciplina. Por meio de entrevistas gravadas e depois transcritas, analisamos como os professores identificam as etapas de uma aula na perspectiva investigativa, bem como suas possíveis evoluções, segundo as categorias de Zômpero e Laburu (2011), utilizando-se a análise do conteúdo de Bardin (2011), bem como os indícios metacognitivos propostos por Schraw (1998), Locatelli (2014) – conhecimento sobre a cognição e a regulação da cognição – e os  saberes docentes mobilizados em todas essas etapas propostos por  Tardif (2014).

Presidente - Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CLECI TERESINHA WERNER DA ROSA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA