PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: KARIN SALMAZZI GUEDES

DISCENTE : KARIN SALMAZZI GUEDES
DATA : 14/12/2022
LOCAL: Sala 302A do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Formação Docente para o Ensino de Ciências por Investigação: Aprendizagem em um Curso de Formação Continuada que era parte de Processo de Implementação de um novo Currículo

Os desafios da formação inicial e continuada de professores para o ensino de ciências da natureza têm sido amplamente reconhecidos, assim como a importância de promover a aprendizagem docente com vistas ao pleno exercício de sua profissionalidade em direção à autonomia. O objetivo deste estudo é compreender como professores do Ensino Fundamental I e II apropriam-se das noções de Ensino de Ciências por Investigação na perspectiva da Alfabetização Científica no contexto de um curso de formação continuada. Em particular buscamos investigar: 1) Como um formador e uma turma de os professores e professoras constroem discursivamente o que conta como Ensino de Ciências por Investigação, em um curso de formação continuada relacionado à implementação de um currículo de Ciências Naturais fundamentado na perspectiva da Alfabetização Científica e do Ensino por Investigação (EnCI), por meio da participação em discussões e reflexões que envolvem conceitos e conteúdos próprios do EnCI?" e 2) Como o formador estabelece relações entre os saberes docentes para a construção de novos saberes envolvendo a construção discursiva do conhecimento sobre EnCI?
O curso, com duração de vinte e cinco horas, foi oferecido pela rede pública após a implementação de um o novo currículo pautado na BNCC e envolveu a introdução de elementos centrais da proposta curricular com atividades diversas. Os participantes foram: i) 31 professores da rede pública que atuavam no Ensino Fundamental (anos iniciais e/ou anos finais); e  ii) um professor formador com experiência anterior em formação de professores e que atuou como professor da rede pública nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio de Química. As principais fontes de dados foram observação participante com registro em caderno de campo, em áudio e em vídeo, artefatos produzidos ao longo do curso e/ou relacionados à implementação, além dos próprios materiais da rede. Foram realizadas transcrições nos níveis macroscópico com construção de quadros de aulas e mapas de eventos. Por meio dessas representações, foram selecionados quatro eventos interrelacionados, envolvendo a participação de dois professores, cujo contraste em relação modos de interação entre os participantes e o formador, com maior potencial para responder às questões de pesquisa (telling cases). Para análise dos dados no nível microscópico, foram elaborados quadros de interações com transcrição palavra-a-palavra. Os resultados evidenciam que a participação ativa dos professores em interações dialógicas levantou uma diversidade de perspectivas e possibilitou reflexões e aprofundamentos sobre o conhecimento em jogo, revelando a importância da mediação do formador ao incluir e tecer desdobramentos com base nos conhecimentos experienciais dos professores em formação. Esse processo parece ter sido potencializado pelas diferentes formas de relacionar as noções trabalhadas com as experiências vivenciadas na docência. O estudo tem potencial de contribuir para pesquisas sobre formação continuada e inicial de professores(as), assim como para reflexões sobre a prática pedagógica de formadores.

Presidente - Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 151.104.118-83 - DANIELA LOPES SCARPA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA