PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: LEANDRO FELIX DE OLIVEIRA

DISCENTE : LEANDRO FELIX DE OLIVEIRA
DATA : 16/12/2022
LOCAL: por participação remota

OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Este estudo buscou investigar os aportes presentes na aprendizagem quando se ensina temas específicos de Física para e com alunos do Ensino Profissional durante o processo de aquisição do conhecimento a partir de um modelo avaliativo de ensino por competências proposto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Foi utilizado como base teórica para a sequência didática os momentos de aprendizagem sugeridos por Delizoicov. A metodologia adotada consiste numa abordagem qualitativa de pesquisa, baseada em um estudo de caso abrangendo 24 alunos do Ensino Profissionalizante em uma escola municipal de São Paulo (SP), durante aulas da disciplina de Ciências Aplicadas. A coleta de dados se deu através de atividades pedagógicas constituídas por questões abertas da sequência didática proposta na Situação Desafiadora. Os dados foram analisados por meio de uma ficha de análise dos termos adquiridos, buscando identificar em cada uma qual o modelo que melhor a descreve. Da análise com as 12 duplas, pode-se verificar os momentos pedagógicos estão presentes na Situação Desafiadora Formativa, porém em patamares distintos. A partir das reflexões dos estudantes, foi possível verificar que a sistematização das etapas da Situação Desafiadora, por meio dos Momentos Pedagógicos, contribui para o estabelecimento da aprendizagem significativa proposta por Ausubel (1963), fazendo com que as situações propostas tenham relevância com seus conhecimentos prévios, presentes em sua estrutura cognitiva, bem como os decorrentes do perfil profissional do curso estudado.  Pode-se verificar também, logo após a Situação Desafiadora formativa, a presença de pontos de dúvida entre os Momentos Pedagógicos.

Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VERA MATTOS MACHADO - UFMS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS