PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELE DUTRA DAS NEVES

DISCENTE : FRANCIELE DUTRA DAS NEVES
DATA : 15/12/2022
LOCAL: REMOTO

O desenvolvimento da participação das meninas nas atividades investigativas

Historicamente as áreas relacionadas às Ciências têm predominância masculina e, embora existam ações que incentivam o envolvimento das mulheres com áreas científicas, elas representam apenas um terço dos pesquisadores do mundo. O ensino por investigação em Ciências promove a aproximação do contexto escolar com as práticas científicas e promove a maior interação de estudantes, nesse sentido, podemos considerar que desenvolver atividades investigativas durante as aulas pode colaborar para o aumento do interesse das meninas nas aulas, pelas ciências e até mesmo pelas áreas e carreiras científicas, podendo auxiliar na mudança deste cenário. Desse modo, procurando contribuir para esse quadro, nosso trabalho teve o objetivo de verificar se uma sequência didática pautada na abordagem investigativa possibilita a ampliação da participação de meninas dos Anos Finais do Ensino Fundamental em atividades nas situações didáticas de ciências. A análise da presente pesquisa foi realizada frente aos dados coletados do projeto de extensão “Meninas adolescentes e seu envolvimento com as Ciências: possibilidades e desafios utilizando o ensino por investigação” desenvolvido em 2019 com estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental II de escolas públicas e privadas da região do ABC. A análise dos resultados encontra-se em andamento.

Presidente - Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2137432 - PATRICIA DA SILVA SESSA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 151.104.118-83 - DANIELA LOPES SCARPA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT