PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEMAR FERREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSEMAR FERREIRA DA SILVA
DATA : 02/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lucio-13
TÍTULO:

O PROBLEMA DA (I)MOBILIDADE DA TERRA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UM ESTUDO DE CARÁTER HISTORIOGRÁFICO VISANDO SUBSIDIAR PROPOSTAS DE ENSINO VOLTADAS À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES


PÁGINAS: 73
RESUMO:

O Ensino de Ciências no nível Fundamental prevê conteúdos de astronomia que são estruturais para o eixo Terra e Universo. Contudo, segundo Langhi & Nardi (2010), a astronomia não faz parte das disciplinas específicas dos cursos de licenciaturas, sendo por vezes trabalhada de forma superficial, sem que haja condições para uma formação mais efetiva. Esse fato contribui para que os recém-formados, quando em sala de aula, recorreram aos livros didáticos como fontes principais de seus planejamentos. Nesse contexto, Sobreira (2012) aponta que, mesmo com a avaliação dos órgãos competentes, é comum identificarmos erros conceituais que contribuam para interpretações equivocadas de diversos conteúdos científicos. Nessa perspectiva, Langhi (2011) aponta a baixa qualidade dos materiais bibliográficos e a linguagem inacessível muitas vezes utilizadas como fatores que dificultam o ensino de astronomia. Sensível à tais dificuldades, a presente dissertação tem como objetivo elaborar uma proposta de ensino voltada para a formação inicial e/ou continuada de professores envolvendo conteúdos de Astronomia. Em particular, pretende-se abordar aspectos históricos ligados ao tema da (i)mobilidade da Terra e, se possível, seus desdobramentos para a estruturação do que hoje conhecemos como modelo Heliocêntrico. Para isso, será utilizada uma abordagem historiográfica, onde fontes primárias e secundárias são tratadas e analisadas segundo os preceitos da historiografia contemporânea das ciências (Kragh, 2003).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1660201 - BRENO ARSIOLI MOURA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIKAEL FRANK REZENDE JUNIOR - UNIFEI - UNI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - GERSON GREGÓRIO GOMES - IFSC
Notícia cadastrada em: 24/10/2022 21:04
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod