PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA AGUIAR DE FREITAS SOUZA

DISCENTE : KARINA AGUIAR DE FREITAS SOUZA
DATA : 25/11/2022
LOCAL: UFABC Campus Santo André

As Tecnologias da Informação e Comunicação e o Ensino de Matemática: Uma relação com a Educação Matemática Crítica e a Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Com as excepcionais mudanças ocorridas na sociedade devido ao crescente uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico atual e também uma formação capaz de fazê-los se situar no contexto em que vivem, de modo que sejam inseridos adequadamente como cidadãos, sabendo utilizar devidamente as tecnologias e se preocupando com os seus impactos nos diversos panoramas da humanidade. Nesse quadro, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais denominadas Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS), que abrangem uma formação mais humana, íntegra e de qualidade, pautadas na construção de uma identidade crítica e autônoma, comprometida com a sociedade. Assim como se faz perceptível também a possibilidade de as TICs irem ao seu encontro, de forma a cooperar com ambos os pensamentos. Diante dos apontamentos, surge o interesse em se investigar as seguintes questões: quais as principais contribuições didático-pedagógicas que as atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TICs podem trazer para uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, indo ao encontro dos pressupostos teóricos da EMC e da ECTS? Além disso, quais são os principais desafios para o uso das TICs no ensino de Matemática? Há a necessidade da pesquisadora de analisar se as TICs no Ensino de Matemática podem ir ao encontro das duas tendências educacionais mencionadas. Isso pois ambas são essenciais para uma educação de melhor qualidade e prezam por uma formação integral, propiciando saberes fundamentais ao exercício pleno e consciente da cidadania. Nessa conjuntura, os objetivos desta pesquisa serão o de discorrer a respeito do ensino de Matemática mediado pelas TICs, de modo a averiguar quais são as principais contribuições didático-pedagógicas que o seu uso pode trazer para uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes. Outro objetivo será o de analisar quais são os principais desafios para o uso das TICs no ensino de Matemática. A pesquisa possui abordagem de caráter qualitativo, seu objetivo é descritivo e utiliza-se de procedimentos bibliográficos para o seu desenvolvimento. Este trabalho não possui o objetivo de mensurar os resultados, porém sim o de realizar uma interpretação de cunho reflexivo e subjetivo. Nesta perspectiva, a fim de satisfazer os objetivos, serão analisados artigos encontrados nos bancos de dados SciELO Brasil e Portal de Periódicos da Capes, que abordam experiências de ensino de Matemática que utilizam as TICs como mediação, em diversos níveis de ensino, conforme o padrão de busca estabelecido na pesquisa. O foco é analisar, em específico, os resultados que estas atividades alcançaram, notados e descritos pelos próprios autores nos materiais analisados.

Presidente - Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2966487 - FRANCISCO JOSE BRABO BEZERRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ISMAR FRANGO SILVEIRA - UNICRUZ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH