PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: NATALIA LAMI ZANETTINI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATALIA LAMI ZANETTINI
DATA : 07/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

Experimentação no ensino de ciências: critérios do Programa Nacional do Livro Didático - ensino fundamental (1996-2019)


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A palavra experimentação compreende o propósito de analisar e controlar um dado fenômeno da natureza, o que é imprescindível para a ciência, na busca por se estabelecer o conhecimento tido como verdadeiro. Dentre os pensadores que trabalharam com esse conceito, Francis Bacon é um dos que mais se destacam. Seus escritos orientaram as primeiras tentativas de implementar a experimentação, do âmbito da ciência, para o âmbito do ensino de ciências. Atualmente, a educação científica, e especificamente a condução de experimentos didáticos, também sofre a influência dos livros escolares. No Brasil, estes são distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O programa, previamente destinado à distribuição dos livros, os avalia conforme critérios estabelecidos em editais, publicados periodicamente. As avaliações são conduzidas por comissões de especialistas atuantes na educação básica e, principalmente, na educação superior. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os critérios de avaliação, do PNLD, sobre o tema da experimentação no ensino de ciências – ou seja, o que o MEC propõe que os livros escolares contemplem (em termos propostas de experimentos), por meio dos editais do PNLD referentes ao componente curricular Ciências – ensino fundamental. Foram analisados os critérios dos editais do período de 1996 a 2019, contemplando as edições do PNLD voltadas às séries iniciais e finais do ensino fundamental. Como os critérios aparecem reproduzidos e mais bem-discriminados nos chamados Guias do Livro Didático (que expõem os resultados das análises dos livros pelos especialistas convocados pelo MEC, de forma a orientar as escolhas dos manuais escolares pelos profissionais da educação), esses foram tomados como principais fontes de dados. Além da pesquisa documental, foram empregadas técnicas de análise de conteúdo, notadamente, as análises categorial e temática. Os resultados compreendem dois momentos. O primeiro diz respeito à identificação, à quantificação e à categorização dos critérios, conforme indicado pelos próprios Guias, que propõem que esses critérios sobre a experimentação no ensino de ciências podem pertencer às categorias de  critérios sobre segurança, de natureza pedagógica e sobre materiais multimídia que acompanham os livros. O segundo momento envolveu uma análise comparativa dos critérios previamente levantados, para identificar continuidades e descontinuidades quanto à formulação dos editais do PNLD, no que tange à questão do ensino experimental. Assim, foram identificadas e codificadas diferentes operações pelas quais esses critérios passaram, em sucessivas edições do PNLD, possibilitando compreender que ele atravessou três períodos, entre 1996 e 2019. Foi possível estabelecer as principais orientações que os marcaram, em termos de proximidade/distanciamento em relação ao conceito de experimentação associado a Bacon. Na continuidade da pesquisa, realizou-se uma revisão sistemática de trabalhos de pós-graduação que analisaram as propostas de atividades experimentais em livros do PNLD-Ciências. Essa revisão indicou se os livros didáticos de Ciências acompanharam a passagem do PNLD por três fases, ou seja, se os manuais escolares evoluíram, quanto à apresentação de propostas de atividades experimentais, ou se os critérios do PNLD sobre a experimentação não foram determinantes para a forma final desses materiais escolares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658927 - MAISA HELENA ALTARUGIO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANTONIO APRIGIO DA SILVA CURVELO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1550494 - SERGIO HENRIQUE BEZERRA DE SOUSA LEAL
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - LUCIANA MASSI - UNESP
Notícia cadastrada em: 21/10/2022 09:40
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