PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: RODOLFO HENRIQUE DE SOUZA

DISCENTE : RODOLFO HENRIQUE DE SOUZA
DATA : 06/12/2022
LOCAL: Santo André

O QUE INFLUENCIA A ESCOLHA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA? Um estudo de caso dos estudantes das instituições paulistas UFABC, IFSP e USP

Poucos estudantes se formam no curso de licenciatura em física e buscam efetivamente a carreira docente, nesse contexto, ainda há muitos outros que evadem neste curso ou se formam mas desistem da profissão. À medida que isso vêm acontecendo, as pesquisas se mostram preocupadas em entender como a vida pessoal, a escola, e a instituição dos licenciandos em física corroboram nos processos de escolha profissional desses agentes. Não distante, esta pesquisa pretende colaborar com esse debate, pois busca-se entender, partindo do estudo de caso múltiplos, três instituições que estão localizadas na região da grande São Paulo: USP, IFSP e UFABC. Desses casos, três estudantes de cada instituição são entrevistados pelo método da entrevista semiestruturada. As suas falas foram analisadas através das Análise de Conteúdo (BARDIN, 2001) e Análise Comparativa (GIBBS, 2011). O referencial teórico faz ponte entre dados e reflexões a partir dos conceitos de Pierre Bourdieu, o qual se busca uma interpretação da trajetória de cada agente pesquisado para relacioná-la com as suas escolhas de curso. Os relatos das trajetórias dos pesquisados são codificados em unidades de registro e reorganizadas em duas categorias – Herança Familiar e Herança Escolar. Para tal análise, os pesquisados são reorganizados em dois grupos, que utilizam, como critério para o agrupamento, ter ou não pais com pelo menos diploma de ensino superior. Com isso, pode-se observar algumas diferenças particulares para cada grupo, como ter referências para o grupo 1 de familiares que com titulação de maior grau em relação aos pais. Também, pode-se observar semelhanças, como a atribuição do professor em sua trajetória para ambos os grupos. Além disso, pelas respostas dos pesquisados sobre a escolha de curso, observa-se relações diferentes para cada um deles, e, diante dessas respostas, pode-se destacar que os pesquisados da UFABC e USP relatam preocupações por ingressar em sua respectiva instituição, enquanto para os pesquisados do IFSP, demonstram preocupados em ingressar no ensino superior público. Além disso, cada pesquisado demonstrou particularidades em relação aos motivos  pela escolha do curso, como a busca pelo capital cultural, a vontade de fazer e concluir o curso e a busca por "algo a mais", como a participação na pesquisa. Desse modo, essa investigação, que estrutura uma análise a partir de casos múltiplos, apresenta indícios de que a escolha de curso faz parte da busca dos estudantes por características marcadas do capital cultural.

Presidente - Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1619011 - MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - REBECA VILAS BOAS CARDOSO DE OLIVEIRA - IFSP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS