REDES DE POLÍTICAS: RELAÇÕES ENTRE PÚBLICO E PRIVADO NA REDE DE ENSINO PAULISTA
A elaboração de políticas e prestação de serviços públicos são cada vez mais compartilhadas entre atores públicos e privados, constituindo uma governança em rede. O trabalho visa analisar o modelo de relações público-privadas na construção de políticas educacionais do Estado de São Paulo, partindo de referenciais sobre rede de governança, neoliberalização e heterarquização do Estado. Utilizando a metodologia de etnografia em rede, instrumento de análise que viabiliza a representação das redes em grafos, buscou-se mapear as novas formas de privatização evidenciadas a partir de programas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc) que contaram com participação de agentes privados em sua elaboração e implementação, sendo estes: 1) Programa Educação - Compromisso de São Paulo, em parceria com a Associação Parceiros da Educação; 2) Programa Inova Educação, em parceria com Instituto Ayrton Senna; e 3) Novo Ensino Médio Paulista.