PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANETHE PATRICIA ACUÑA ESCALERA

DISCENTE : JANETHE PATRICIA ACUÑA ESCALERA
DATA : 01/11/2022
LOCAL: online

Um estudo sobre as perspectivas das PHCs para o Ensino de Ciências: proposição de um modelo para o ensino da matéria e energia para os anos finais do ensino fundamental

Nesta dissertação, enxergamos a possibilidade de nos debruçarmos sobre o panorama do contexto escolar tendo como suportes a Psicologia Histórico-Cultural (PHC) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Movidos por diversos incômodos, temos a sensação de que a organização da atividade pedagógica no Ensino de Ciências no Brasil se encontra de "cabeça para baixo", em uma alusão à frase de Marx acerca da dialética hegeliana. Marx denuncia, criticamente, o fundamento ainda idealista da dialética de Hegel, de modo que seria necessário "desvirá-la, a fim de descobrir o cerne racional dentro do invólucro místico". Ao nos respaldamos na lógica concreta marxiana, é necessário compreendermos a realidade educacional na qual estamos inseridos. A educação escolar é fundamentada nas políticas públicas e nos documentos oficiais e, atualmente, estamos em transição do ensino básico respaldado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste contexto, emergem as nossas questões de pesquisa: quais as relações entre essa organização do sistema educacional, massivamente construtivista, sobre aquilo que tem-se chamado de interesse dos estudantes? Seria o que tem se chamado de motivação (ou desmotivação) dos estudantes um reflexo do modo como esse projeto político sustenta a organização de ensino? Para os propósitos desta dissertação, sustentamos a hipótese de que o trabalho do professor, que denominamos como atividade de ensino, deveria ser responsável por organizar a atividade de aprendizagem do estudante, e não o inverso, que é como temos a educação escolar atual, na qual o aluno deve ser o protagonista e, inclusive, deve realizar a escolha das unidades curriculares que tem interesse de estudar. Do fundamento da Pedagogia Histórico-Crítica estabelece-se a compreensão de que a atividade de ensino do professor está diretamente relacionada à organização da atividade de estudo realizada pelo aluno. Tendo em vista nossos objetivos e considerando nossa fundamentação teórica, propomos um dos possíveis modelos de ensino de conteúdos científicos fundamentado nas PHCs e na Teoria da Atividade, com a finalidade de organizar e estruturar as atividades de ensino dos professores de Ciências que ministram aulas nos anos finais do ensino fundamental.

Presidente - Interno ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 280.027.908-71 - LEONARDO ANDRÉ TESTONI - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JACQUELINE MEIRELES - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI