PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI GUSTAVO SANCHES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVI GUSTAVO SANCHES SILVA
DATA : 25/10/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente remoto (Campus Santo André)
TÍTULO:

CARTOGRAFANDO CONTROVÉRSIAS COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DA ÁREA DA SAÚDE

A TEORIA ATOR-REDE ABORDANDO GÊNEROS E SEXUALIDADES


PÁGINAS: 219
RESUMO:

A presente tese surge a partir de nossas perguntas: nos contextos formativos em cursos das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde como são trabalhadas as temáticas de diversidade sexual e de gênero? E, quando as temáticas são inseridas nestes meios, quais são as controvérsias suscitadas ao redor dos gêneros e das sexualidades dissidentes na Educação, sobretudo no Ensino Superior? Dessa maneira, dentre os objetivos desta pesquisa, figuram: 1) mapear as controvérsias a partir das nossas perguntas de pesquisa; 2) discorrer sobre as dinâmicas do discurso biológico e as opressões vivenciadas por corpos dissidentes na contemporaneidade em conjuntura com o campo do Ensino de Biologia e Saúde; 3) investigar o panorama de conhecimentos e práticas revoltosas ao sistema sexo-gênero hegemônico que vem sendo produzidas pelos corpos dissidentes na academia e fora dela. A fim de cumprir com nossos objetivos, nos utilizamos como aporte metodológico a Teoria Ator-Rede proposta por Latour (2012) e a Cartografia das Controvérsias de Venturini (2010a; 2010b), que nos ofereceram um arcabouço teórico-metodológico a fim de que pudéssemos cartografar as controvérsias estabelecer uma discussão a partir de algumas das ferramentas de Venturini (ibidem). Os referenciais utilizados nesta pesquisa se localizam na corrente pós-estruturalista dos estudos de gênero, sendo Preciado (2014; 2018), Butler (1997; 2003; 2019) e Haraway (1995; 2018) os três principais alicerces teóricos adotados. Para além disso, o pensamento decolonial proposto por Sueli Carneiro (2005) e Boaventura de Sousa Santos (2007) foram valiosas contribuições para nossas construções. Por conseguinte, as revoltas epistemológicas propostas neste trabalho são suscitadas a partir das construções Jota Mombaça (2016) e a episteme clandestina de Nídia Aranha (2020 a; b; c), que versam sobre como os corpos dissidentes têm construído novas epistemologias e políticas do corpo levando em consideração nosso contexto latino-americano e a necessidade de nos desfazermos da colonialidade dos saberes e conhecimentos sobre os corpos, que se configura como o discurso biologizante no contexto investigado. As incursões teóricas e analíticas efetivadas no processo de construção desta tese nos levam a considerar que as temáticas de gêneros e sexualidades, embora aspectos extremamente determinantes de nossa experiência corporificada no social, ainda são consideradas subjetividades imateriais e, portanto, propostas de integrar estes aspectos da vida humana dentro dos currículos de formação de profissionais da Saúde ainda passam por embates que remontam do século XX e se estendem até a contemporaneidade. Entretanto, existem caminhos possíveis dentro dos próprios espaços formativos onde, através do esforço mútuo de atores, podemos enxergar possibilidades e reivindicações pontuais de que a dissidência sexual e de gênero sejam aspectos determinantes da atenção em Saúde e passem a integrar de forma expressiva estes espaços, sejam de formação inicial ou continuada. Em paralelo a isso, existe um compromisso adotado por estudiosos(as) das áreas de gêneros e sexualidades na educação que denota um compromisso com a subversão e construção de outros espaços e epistemologias, baseando-se principalmente nas correntes de estudos feministas, queer e decolonial latino-americano. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 298.307.438-29 - DANIEL MANZONI DE ALMEIDA - UFOP
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3048505 - LUCIANA APARECIDA PALHARINI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SILVIA LUZIA FRATESCHI TRIVELATO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MARSILVIO GONÇALVES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 12/09/2022 10:37
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