PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: RONNY MACIEL DE MATTOS

DISCENTE : RONNY MACIEL DE MATTOS
DATA : 07/10/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/evonir

A INSERÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: AVANÇOS E POSSIBILIDADES

O esforço pela concretização da curricularização da extensão está na vanguarda da concepção de aprimoramento das estruturas curriculares das instituições de ensino superior brasileiras. O atual Plano Nacional de Educação - PNE estabelece, dentre suas estratégias, a integralização de, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos nos cursos de graduação, em projetos e programas de extensão, prioritariamente, em áreas de pertinência social, atribuindo maior protagonismo à extensão na formação universitária, e estimulando as instituições de ensino superior a repensarem suas concepções, suas práticas extensionistas, as matrizes curriculares dos cursos e a própria instituição. O presente estudo à luz da legislação pertinente à extensão universitária posiciona-se ao lado daqueles que sustentam a ideia de que a extensão é essencial no processo de formação universitária, pois propicia o contato concreto com a realidade social, possibilitando ao discente ser protagonista de sua formação, para obtenção de conhecimentos necessários à atuação profissional e cidadã. Objetiva-se apresentar uma síntese da curricularização da extensão universitária, mediante a interação da prática extensionista com a formação acadêmica, para tanto, buscou-se verificar a situação da curricularização da extensão nos cursos de graduação das universidades federais brasileiras. Com vistas à obtenção de respostas foi realizada uma pesquisa qualitativa de método exploratório com coleta de informações através da análise documental, e a verificação dos documentos obtidos constitui-se por meio da análise de conteúdo. Pela importância do tema, mediante a análise pontuou-se os avanços obtidos pelas universidades federais em relação à inserção da extensão nos currículos dos cursos, em cumprimento as diretrizes do PNE. Observou-se que os desafios são constantes devido à mudança na cultura institucional, tendo em vista a readequação dos projetos pedagógicos dos cursos, visando à superação das resistências na pretensão da efetivação da curricularização com a possibilidade de impacto estratégico, como a formação integral dos estudantes, e a liberdade para que o discente construa seu percurso formativo por meio dos componentes curriculares de extensão. Neste contexto, a curricularização da extensão constitui-se como eixo fundamental para essa ampla formação, por meio de um processo educativo, cultural e cientifico que articula o tripé: extensão, ensino, e pesquisa, de forma indissociável, viabilizando a aproximação e relação entre universidade e sociedade, de modo que os alunos possam efetivamente se integrar na sociedade, dialogando de forma mais imediata com a realidade social.

Presidente - Interno ao Programa - 1054677 - EVONIR ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1604147 - LEONARDO JOSE STEIL
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RAIANE PATRÍCIA SEVERINO ASSUMPÇÃO - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1545979 - FRANCISCO DE ASSIS COMARU