ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A METACOGNIÇÃO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pensando na integralidade da criança e que a sala de aula é um ambiente que favorece o aprendizado, e que nesse mesmo ambiente a criança aprende com as interações sociais, este projeto se baseou em investigação científica para a construção de conhecimento em Ensino em Ciências, seguindo uma Sequência Didática (SD) com base no Ensino Investigativo, identificando as habilidades metacognitivas no processo ensino-aprendizagem com estudantes da Educação Infantil (EI). A metodologia que foi aplicada apoiou-se na pesquisa qualitativa, em que na coleta de dados foram feitas gravações apenas em recurso de áudio, com posterior transcrição dos diálogos dos estudantes, bem como foram recolhidos os registros (desenhos) produzidos durante a aplicação de duas Sequências Didáticas. Neste momento da qualificação, foram consideradas para análise, 04 de um total de 10 aulas, em que foi proposto que os estudantes participassem de uma roda de história, utilizando-se do livro paradidático para a introdução do assunto, sendo que nas aulas seguintes foi realizado um experimento numa perspectiva investigativa. No decorrer desta primeira SD, os estudantes compartilharam de seus conhecimentos prévios, tentando solucionar o que havia sido proposto, numa atividade de mistura de cores. Como resultados parciais, foram identificados incidentes metacognitivos manifestados pelos alunos durante a performance desta atividade investigativa, revelando a potencialidade metacognitiva da SD em questão.