PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA DOS SANTOS CALEGARI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREIA DOS SANTOS CALEGARI
DATA : 25/08/2022
LOCAL: REMOTO

Biodiversidade nos materiais didáticos e na opinião dos professores: possibilidades para o Biota Educação

A biodiversidade refere-se à toda a variedade de formas de vidas, em quantidade de espécies, variedade genética e incluindo também as diversas relações entre os seres vivos. Esse é um importante tema no meio científico está presente também no Ensino de Ciências e Biologia. Já o livro didático na cultura escolar é considerado como um importante norteador dos conteúdos apresentados, sendo muito utilizado por professores e alunos no Ensino Básico. Sendo assim, o livro didático tem sido constantemente alvo de pesquisas a fim de compreender de que maneira são apresentados os seus conteúdos. O objetivo desta pesquisa é: 1) compreender como o ensino de Biodiversidade ocorre atualmente nos livros didáticos utilizados por alunos das escolas públicas do Estado de São Paulo e 2) compreender quais são as necessidades de didatização que possam vir a fornecer subsídios para a construção de futuros materiais didáticos com foco na biodiversidade, em materiais a partir dos dados do Programa Biota Fapesp. Para tanto, foi realizada análise de livros didáticos distribuídos pelo PNLD (2017-2019), de duas apostilas (sendo uma estadual e uma municipal) e de entrevistas com professores atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O critério de seleção dos livros didáticos e participantes deu-se dentro do contexto de pesquisa do Projeto Regular Biodiversidade nos materiais didáticos e nas concepções e interesses dos jovens: reflexões para o Biota-educação (Processo 2018/2175-6) que visa contribuir para um Projeto Temático mais amplo: “O programa Biota-FAPESP na educação básica: possibilidades de integração curricular” (Processo 2016/05843-4). Neste projeto regular foram selecionadas dez escolas distribuídas nos Estado de São Paulo com base nos seguintes critérios: distância e proximidade de regiões da Mata Atlântica e Cerrado, bem como do litoral; e nota obtida no IDEB 2017. Foram, portanto, analisados livros utilizados por essas escolas e entrevistados seus professores. A análise dos livros abrangeu critérios como: a compreensão da composição geral da diversidade de seres vivos apresentada, sua relação com os biomas, aspectos relacionados à extinção e preservação e conservação do meio-ambiente, bem como a presença da produção de conhecimento científico acerca da biodiversidade. Já os professores tiveram questões a respeito de suas impressões sobre os livros utilizados, bem como o que consideram como importante para o ensino da diversidade de seres vivos. Os dados foram analisados utilizando elementos da metodologia de análise de dados qualitativos descrita por Marshall e Rossman (2006) e análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados parciais da análise dos livros corroboradas com as impressões descritas pelos professores apontaram para: um foco maior no conhecimento de espécies de determinados animais em detrimento de outros grupos como o de plantas, por exemplo; falta de associação entre o conteúdo apresentado e a vivência do aluno; carência na apresentação das relações entre ação humana e a extinção das espécies, bem como de estratégias para conservação e preservação; e escassez de informações e exemplos sobre a construção do conhecimento científico sobre a biodiversidade. Considera-se, portanto, que é importante que novos materiais didáticos possam focar nestes elementos ainda pouco explorados nos materiais didáticos presentes nas escolas e abordando, por exemplo, a biodiversidade associada aos biomas de origem, fazendo relação com os problemas ambientais locais e apresentando possíveis soluções por meio de políticas públicas. Ademais, utilizando-se de dados do Programa Biota-Fapesp pode-se elaborar materiais que auxiliem os alunos na compreensão de como o conhecimento científico sobre biodiversidade é constituído.

Presidente - Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ROSANA LOURO FERREIRA SILVA - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES