Alfabetização científica e alfabetização cartográfica: concepções, contextos e caminhos para a Interdisciplinaridade
A pesquisa tem como foco as interações entre os ensinos de Ciências e de Geografia no sentido de identificar polissemias e proximidades entre as os objetivos formativos na proposta de Alfabetização científica e de Alfabetização cartográfica e sua relação com as práticas de ensino interdisciplinares, que aqui discutimos e entendemos com um processo a ser melhor construído. Partindo desse entrelaçamento teórico verificaremos as concepções, perspectivas e experiências dos professores que se aproximam dessas interações na escala do currículo em ação. Por meio de entrevista semiestruturada, buscamos nesse processo responder às seguintes perguntas: Quais as perspectivas e a concepções dos docentes acerca da interdisciplinaridade entre ciências e Geografia no currículo em ação? Como os objetivos de Alfabetização Científica e Cartográfica estão imbricados no sentido contribuir com a interdisciplinaridade como processo? A projeção é de uma análise qualitativa que parte da escala teórica até a forma como essa relação reflete nas práticas dos professores. A partir da análise de conteúdo, pretendemos neste trabalho encontrar significados nas proposições dos docentes que demonstram caminhos possíveis de construção da interdisciplinaridade e multidisciplinaridade, além de uma série de obstáculos que se manifestam nas vivências pedagógicas.