Probabilidade em Ação: elaboração, validação e contribuições de um jogo pedagógico em formato manipulável para os anos iniciais do ensino fundamental
O presente trabalho tem como objetivo investigar e validar a contribuição do jogo pedagógico “Probabilidade em ação” em seus formatos manipulável e digital para os processos de ensino e aprendizagem da probabilidade de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Concebemos que construir e criar converge para trilhar o caminho da concepção do jogo pedagógico. Consideramos que os jogos, além de serem atrativos, são um exercício de aprendizagem ativa que possibilita simulações de tarefas que provocam e exigem soluções imediatas. Entendemos também que a resolução de problemas em contexto de jogos pode ser utilizada para o ensino de probabilidade, entretanto, ainda é escassa a disponibilidade desse recurso como material pedagógico para o trabalho com o ensino e a aprendizagem destes conceitos. Tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no que diz respeito aos conteúdos e habilidades a serem trabalhados na unidade temática “Estatística e Probabilidade” para os anos iniciais do Ensino Fundamental, elaboramos dois tipos de cartas para o jogo: Perguntas (?) e Saiba Mais (!). As cartas “perguntas (?)” são tarefas baseadas em situações problemas cujo objetivo é favorecer a apreensão dos conteúdos e o desenvolvimento do conhecimento probabilístico. Para a elaboração dessas cartas, junto à BNCC conectamos o Programa de Ensino sobre probabilidade e risco desenvolvido por Peter Bryant e Terezinha Nunes na Inglaterra e o documento norte-americano GAISE II. As cartas “saiba mais (!)”, trazem informações relevantes para a formação da criança cujo objetivo é propiciar um trabalho interdisciplinar, mostrando que a probabilidade está associada à diversas áreas do conhecimento. As tarefas buscam contemplar aspectos da BNCC, como leitura de mundo natural e social, pensamento crítico, sociabilidade e solidariedade. O desafio da pesquisa é mostrar a possibilidade de desenvolver um trabalho pedagógico para os anos iniciais do Ensino Fundamental, baseado em jogos e resolução de problemas que envolva conteúdos probabilísticos, criando um recurso fundamentado que favoreça o repensar sobre os métodos estratégicos, redimensionando-os a fim de minimizar o hiato existente entre as atividades lúdicas cotidianas realizadas pelos alunos, espontaneamente, e o trabalho desencadeado em sala de aula.