PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: SILVANA PAVÃO TEIXEIRA PAPALARDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANA PAVÃO TEIXEIRA PAPALARDO
DATA : 11/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório 801- A do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC
TÍTULO:

POSSIBILIDADES PARA AS MENINAS ADOLESCENTES SEREM MAIS PARTICIPATIVAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Estudos indicam que a desigualdade de gênero, exclusão social e fatores históricos,
colocam as meninas e mulheres em desvantagem frente aos cursos de Ciências da
Natureza. Por esse motivo, o ensino de ciências pode ser desenvolvido com atividades
que contribuam para uma ciência mais abrangente e inclusiva, como na perspectiva de
ensino por investigação. O objetivo de nossa pesquisa foi compreender as dinâmicas de
envolvimento e participação das meninas adolescentes, em atividades investigativas,
numa ação extensionista na Universidade Federal do ABC. O público da pesquisa
consistiu em estudantes de escolas situadas na região do ABC paulista, com idade entre
13 e 14 anos dos anos finais do ensino fundamental (8o e 9o anos). Além das aplicações
didáticas também foram realizadas palestras sobre metodologia de construção do
conhecimento científico e entrevistas com pesquisadoras da Universidade UFABC. O
desenvolvimento metodológico da pesquisa teve um enfoque qualitativo e o contexto foi
vídeo-gravado. Também, utilizamos o software livre IRAMUTEQ. para fazer a análise
lexical das falas dos estudantes durante as atividades de investigação das 10 turmas. As
análises tiveram como foco a compreensão da participação de meninas e meninos nas
atividades planejadas e da contribuição da atitude das mediadoras para participação das
meninas em equidade de gênero. Nossa pesquisa mostrou uma participação equitativa nas
discussões, em que meninas e meninos fizeram enunciações, levantaram hipóteses
indicando grande porcentagem argumentativa no experimento de colisão de carrinhos.
Provavelmente, devido ao planejamento prévio e embasamento teórico das mediadoras
para ações equitativas. Além disso, o comportamento dos meninos nos fez levantar
questionamentos para possíveis pesquisas sobre como os comportamentos aprendidos
desde a infância podem interferir no interesse e reprimir suas linguagens para a construção
dos argumentos científicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1802150 - MARCO ANTONIO BUENO FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1371962 - DANUSA MUNFORD
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3048505 - LUCIANA APARECIDA PALHARINI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3047468 - RENA DE PAULA OROFINO SILVA
Notícia cadastrada em: 10/07/2022 21:00
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