PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO AUGUSTO PESTANA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO AUGUSTO PESTANA DA COSTA
DATA : 01/08/2022
LOCAL: por participação remota

A Formação de Professores antirracistas através das africanidades: descolonizando práticas, ressignificando saberes

Buscando o cumprimento das etapas de pesquisa para a titulação de doutorado acadêmico, essa pesquisa preliminar tem por objetivo apresentar as discussões voltadas à Formação de Professores antirracistas inseridas em uma prática de descolonização e ressignificação dos saberes construídos no campo acadêmico. Quando pensamos em Educação, somos de pronto direcionados a uma série de correntes teóricas onde as discussões sobre o tema possuem características próprias considerando o tempo e o espaço em que metodologias e ações foram idealizadas, praticadas, absorvidas, repensadas e refutadas. Faço uso de uma metodologia intitulada de Análise Preta do Discurso que surge como uma subversão da ordem discursiva hegemônica evidenciando as pesquisas acadêmicas pretas. Vale ressaltar que essa metodologia busca a aproximação com os discursos acadêmicos nos mais diferentes espaços geográficos considerando não só os sentidos, como também a essência pelo qual foram criados e como podem ser aplicados na Formação de Professores.

Presidente - Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1656374 - MARCIA HELENA ALVIM
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SIDNEI BARRETO NOGUEIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA