A Formação de Professores antirracistas através das africanidades: descolonizando práticas, ressignificando saberes
Buscando o cumprimento das etapas de pesquisa para a titulação de doutorado acadêmico, essa pesquisa preliminar tem por objetivo apresentar as discussões voltadas à Formação de Professores antirracistas inseridas em uma prática de descolonização e ressignificação dos saberes construídos no campo acadêmico. Quando pensamos em Educação, somos de pronto direcionados a uma série de correntes teóricas onde as discussões sobre o tema possuem características próprias considerando o tempo e o espaço em que metodologias e ações foram idealizadas, praticadas, absorvidas, repensadas e refutadas. Faço uso de uma metodologia intitulada de Análise Preta do Discurso que surge como uma subversão da ordem discursiva hegemônica evidenciando as pesquisas acadêmicas pretas. Vale ressaltar que essa metodologia busca a aproximação com os discursos acadêmicos nos mais diferentes espaços geográficos considerando não só os sentidos, como também a essência pelo qual foram criados e como podem ser aplicados na Formação de Professores.