PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: JULIANA BLOCH FAKRI

DISCENTE : JULIANA BLOCH FAKRI
DATA : 10/05/2022
LOCAL: Remoto

Sustentabilidade sob a perspectiva da complexidade: avaliação de concepções e da incorporação do conceito em protocolos de ciência cidadã

Compreender o complexo significado do conceito de sustentabilidade requer compreender a dinâmica formada pelo equilíbrio de três dimensões inter-relacionadas: prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social. Embora o termo sustentabilidade tenha sido amplamente debatido e utilizado nos últimos anos, ainda há confusão sobre as diferentes definições que o termo apresenta, o que pode dificultar: 1. o processo de estabelecimento de uma estrutura conceitual; 2. a interiorização do conceito; 3. mudanças de comportamentos ou atitudes em prol de uma sociedade sustentável, bem como 4. o trabalho com este conceito no ambiente escolar. O desafio em se promover a cultura da sustentabilidade nas escolas evidencia a relevância da Educação Ambiental (EA) transversal e permanente nas práticas pedagógicas na educação básica, conforme a legislação brasileira preconiza desde 1980. Nesse contexto, aliar a EA à educação científica por meio da ciência cidadã pode ser favorável ao desenvolvimento de uma visão crítica sobre as relações entre a sociedade e o meio ambiente. Assim, os objetivos da pesquisa foram: 1. avaliar as alterações nas concepções de sustentabilidade de participantes de uma intervenção realizada em um curso de extensão a distância (“MaRemoto: a invasão da cultura oceânica nas escolas” - PROEC-UFABC) e, 2. avaliar protocolos de ciência cidadã com a temática da sustentabilidade, construídos de forma colaborativa por professores de educação básica durante um curso presencial de extensão (“Conservação Ambiental Participativa nas Escolas” - PROEC-UFABC). Para se obter os dados referentes ao objetivo 1, foram aplicados questionários, contendo questões fechadas, antes de depois do curso de formação e, para cada questão, foi atribuído um escore, dependendo das concepções expressas nas alternativas, as quais foram classificadas em “Ingênuas”, “Plausíveis” e “Adequadas”. Os escores constituíram o que foi chamado de índice atitudinal. As questões representaram as seguintes dimensões: conceito de sustentabilidade, atitudes sustentáveis no dia a dia, na escola, na cidade, em sala de aula e na residência. Os resultados dos questionários foram comparados por teste pareado de Wilcoxon, o qual evidenciou uma diminuição dos índices atitudinais do pré para o pós-questionário, nas questões ligadas à definição do conceito, às atitudes sustentáveis no dia a dia e na escola. O estudo partiu da hipótese de que haveria um aumento no índice atitudinal global após o curso, porém, a diminuição indicou uma dificuldade para a desconstrução do conceito simplificado de sustentabilidade por parte dos participantes do curso, como proposto na teoria do pensamento complexo de Edgar Morin. Os índices para as afirmativas adequadas aumentaram significativamente, mas também houve uma concordância maior com as afirmativas ingênuas para os participantes no pós-questionário. Tais resultados levam à conclusão de que, quanto maior a proximidade dos participantes com o conceito, maior foi a confusão para identificação da presença dos pilares nas afirmativas e, assim, afirmativas que apresentavam apenas um pilar foram consideradas adequadas pelos participantes. Recomenda-se rever as atividades de intervenção aplicadas para que abordem de maneira mais clara aquilo que foi questionado nas afirmações de ambos os quesitonários. Para se obter os dados referentes ao objetivo 2, foram feitas atividades de intervenção com o tema sustentabilidade e ciência cidadã para os participantes do curso de extensão. A atividade final proposta foi a construção de um protocolo de ciência cidadã. Analisaram-se sete protocolos produzidos com base em indicadores de efetividade da EA e indicadores de pensamento complexo. Os indicadores de efetividade de EA mais presentes no desenvolvimento dos protocolos foram promoção da sustentabilidade, integração sociedade/natureza e associação teórico-prática. O indicador planejamento participativo não foi constatado em nenhum dos protocolos. Já em relação aos indicadores de pensamento complexo, seis dos sete protocolos analisados apresentaram a categoria pertinência, três dos sete protocolos analisados apresentaram as categorias flexibilidade e sentido evolutivo. Alguns dos indicadores da efetividade da EA presentes nos protocolos poderiam sustentar a presença das categorias de flexibilidade e sentido evolutivo do pensamento complexo. Para que isso ocorra, enfatizamos a necessidade de desenvolvimento da interdisciplinaridade a partir de uma perspectiva multidimensional, que possibilite aos alunos pensar, dar sentido e organizar ideias de forma contextualizada, vinculadas às relações ecológicas, éticas e da sociedade. Recomenda-se a realização de estudos futuros com a utilização de metodologias que possam complementar os resultados e conclusões aqui obtidos, em especial, estudos que verifiquem a consistência interna dos questionários utilizados, uso de diferentes estratégias durante a etapa de intervenção e o uso de outros instrumentos de coleta de dados que permitam uma análise mais aprofundada das compreensões sobre o conceito de sustentabilidade sob a perspectiva da complexidade.

Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2312902 - SOLANGE WAGNER LOCATELLI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA REJANE LIMA BRANDIM - UFPI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT