Conhecimentos profissionais de professores e tarefas sobre transformações geométricas: estabelecendo relações com a prática reflexiva
Esta dissertação foi concebida em continuidade a pesquisas de iniciação científica, nas quais foram exploradas a fundamentação teórica, os documentos curriculares e tarefas relacionadas ao ensino do conteúdo matemático de transformações geométricas. Visando abordar como o professor organiza e materializa tais aspectos em sala de aula, tem-se como objetivos: identificar e compreender como os conhecimentos do professor impactam na sua prática profissional em relação ao conteúdo de transformações geométricas, e identificar e discutir que conhecimentos do professor emergem na interação com tarefas sobre o conteúdo matemático de transformações geométricas. Por meio da natureza qualitativa de pesquisa, consistiu em três eixos, sendo o primeiro uma revisão de literatura sobre os conceitos a serem abordados nos demais eixos. O segundo eixo abordou conhecimentos profissionais do professor que emergem ao abordar o conteúdo de transformações geométricas em sala de aula, utilizando-se a ferramenta Knowledge Quartet, na análise da prática profissional de uma professora, sobre transformações geométricas. O terceiro eixo tratou da análise dos conhecimentos profissionais do professor que emergem na (re) elaboração de uma tarefa investigativa sobre transformações geométricas, por professores durante um grupo de estudos. Os resultados identificaram a necessidade de avanço nos espaços de vivência investigativa e reflexiva, envolvendo a abordagem e a discussão do conteúdo de transformações geométricas por meio de diferentes tipos de tarefas de distintas naturezas, a fim de favorecendo a atenuação de lacunas na prática profissional docente.