PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: RONALDO SPINELLI JUNIOR

DISCENTE : RONALDO SPINELLI JUNIOR
DATA : 09/05/2022
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/87439159238?pwd=K2JHWmY2TnJBczBaVndhYjQwN0tXdz09

Tensões entre políticas curriculares: a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de Química

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2018, é o documento que pautará os currículos oficiais do país pelos próximos anos. Os processos de elaboração e aprovação da BNCC foram marcados por debates acirrados, com atores contrários e favoráveis à existência de um currículo nacional e obrigatório. Em meio a tais discussões, o professorado da educação básica, que terá sua prática diretamente impactada pela nova política curricular, tiveram em uma consulta pública online realizada em 2015 o único momento de se colocarem neste debate. A realização da consulta pública gerou um grande volume de dados, com contribuições de milhares de docentes da educação básica, que puderam expor suas opiniões acerca do currículo escolar. Focalizando o componente curricular Química, investigamos, a partir dos dados da consulta pública, de que forma as políticas curriculares anteriores influenciam a recepção dos(as) docentes à nova proposta curricular. Utilizando ferramentas de text mining no corpus das contribuições escritas à consulta pública da BNCC, foram identificadas críticas direcionadas tanto ao conteúdo como à organização da primeira versão do documento. As análises mostram que essas críticas guardam relações com as políticas curriculares anteriores à BNCC, como os currículos estaduais e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que ao longo de décadas moldaram as representações docentes acerca do currículo e dos conteúdos escolares.

Presidente - Interno ao Programa - 2139326 - FERNANDO LUIZ CASSIO SILVA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1802150 - MARCO ANTONIO BUENO FILHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DÉBORA CRISTINA GOULART - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI