As práticas no ensino de botânica: entre as escolhas metodológicas dos professores, a transposição do conhecimento e metodologias não tradicionais
Considerando as grandes dificuldades encontradas nos caminhos do ensino de botânica no país, que são perpetuadas tanto pela falta de interesse pelo tema, quanto pelas metodologias usadas pelos professores, faz-se necessário entender as influências da formação inicial para as escolhas metodológicas dos docentes no dia a dia escolar. O presente trabalho tem como objetivos identificar as influências da formação inicial nas metodologias propostas pelos docentes, além de identificar quais destas metodologias possuem características de acordo com as denominadas metodologias ativas, que têm sido apresentadas como um dos caminhos para a atuação do professor, bem como para a formação dos estudantes, permitindo-lhes mais autonomia. Foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas, sobre o percursos formativos, influências no planejamento de aulas e a elaboração de um plano de aula espontâneo que abordasse algum tema botânico, aplicados a professores e professoras. Esses dados foram submetidos à análise de discurso, onde pôde-se compreender a relação entre a formação em botânica e a maneira de ensinar botânica, além de identificar a presença ou ausência das metodologias ditas ativas, seja na formação inicial, seja na abordagem proposta no plano de ensino. Os resultados apontam que a maioria dos professores e professoras relataram as abordagens como predominantemente expositivas, com eventos esporádicos de práticas laboratoriais e saídas de campo. Entre os planos, pode-se identificar que na maioria das abordagens propostas não há presença de metodologias ativas. A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que existe uma predominância de abordagens expositivas e pouco participativas, seja nas experiências de formação inicial, seja nas abordagens propostas nos planejamentos, podendo haver influência das metodologias escolhidas pelos professores da formação inicial, e as escolhas metodológicas dos professores participantes deste trabalho.