PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: SANDRA OKABAYASHI MIYAJI

DISCENTE : SANDRA OKABAYASHI MIYAJI
DATA : 05/05/2022
LOCAL: por participação remota

Uma articulação entre o currículo escolar formal e a exposição do Museu do Amanhã na perspectiva da biodiversidade

É crescente o reconhecimento do potencial educativo dos espaços de educação não formal que dialogam com a escola e transformam as práticas educativas por meio do seu caráter dinâmico e diferenciado para produção da informação e do conhecimento. O desenvolvimento científico e tecnológico suscitou a necessidade de se contemplar a cultura científica para além do contexto escolar, com o intuito de ampliar a alfabetização científica e de garantir o acesso da população a esses espaços exemplificados pelos parques, museus, jardins zoológicos, jardins botânicos, dentre outras instituições. A pesquisa, desenvolvida a partir de uma metodologia qualitativa, consistiu na análise de um documento oficial, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a observação do percurso narrativo do Museu do Amanhã na perspectiva da biodiversidade, um conceito central na área de Ciências da Natureza e da Biologia e que sempre constituiu objeto de estudo e de divulgação nos museus. A BNCC se configura como um documento normativo que orienta os currículos e as propostas pedagógicas dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas para todas as etapas e modalidades da Educação. A análise deste documento debruçou-se na sua relação com a educação não formal como espaços com elevado potencial pedagógico para o Ensino de Ciências, especialmente o papel dos museus de Ciências como promotores da cultura e da divulgação científica. Com base nessas constatações e reconhecendo que os museus possuem um currículo próprio e se configuram como instituições que se articulam com a escola, o objetivo da observação no Museu do Amanhã foi tecer relações com o currículo formal, a BNCC, sobre o tema biodiversidade apresentado no percurso narrativo da exposição permanente denominada “Terra”,  no Cubo da Vida no qual é apresentada a imensa variedade dos organismos e suas interações que formam os ecossistemas, especialmente o da Baía de Guanabara, onde o museu está localizado. As temáticas de educação não formal e divulgação científica estão ausentes na Educação Infantil, estando prescritas apenas para os Ensino Fundamental e Médio, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências. No que tange a biodiversidade, apesar da ausência na Educação Infantil, a temática é evidenciada nos demais segmentos da Educação Básica, especialmente nas disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia. Percebe-se que a exposição retrata diferentes abordagens da biodiversidade, tais como: de níveis de organização da diversidade; biogeográfica; evolutiva; conservacionista; e a abordagem humana. É possível afirmar que o Museu do Amanhã, no contexto do módulo expositivo Cubo da Vida, contribui para o processo de alfabetização científica de seus visitantes e sua exposição pode ser uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem sobre biodiversidade.

Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SUZETE ROSANA DE CASTRO WIZIACK - UFMS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES