PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: EZEQUIEL MARCOS DE CARVALHO

DISCENTE : EZEQUIEL MARCOS DE CARVALHO
DATA : 26/04/2022
LOCAL: por participação remota

ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ESTUDANTES DO BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UFABC: A Formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional.

O presente estudo visa contribuir com reflexões acerca da interdisciplinaridade no ensino superior, através de uma análise de experiências e vivências de egressos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), ofertado como um curso de ingresso obrigatório pela Universidade Federal do ABC (UFABC), considerando a formação interdisciplinar e suas implicações na trajetória profissional. Tendo por base conceitos desenvolvidos por determinados pesquisadores sobre interdisciplinaridade, compreende-se a polissemia em torno do tema como subsídio para evidenciar os sentidos sobre essa temática manifestos em discursos de egressos que estiveram em contato com uma formação interdisciplinar. A pesquisa desenvolve-se por uma metodologia qualitativa, com a utilização de dados empíricos provenientes de questionários e entrevistas, apoiando-se em elementos da Análise do Discurso de vertente Francesa (AD) para uma compreensão dos mecanismos de interpretação e das condições de produção dos discursos. Um dispositivo analítico é proposto de modo a relacionar os documentos institucionais da UFABC, os estudos sobre o conceito de interdisciplinaridade e os discursos dos egressos. A coleta de dados se deu em duas etapas. A primeira etapa consistiu em um formulário Google, aplicado para três egressos, com o intuito de validar as questões propostas para o roteiro semiestruturado. A segunda ocorreu através de entrevistas usando-se ferramentas como Skype e Meet para viabilizar o encontro síncrono entre entrevistados e pesquisador. Dentre os resultados obtidos, está uma reflexão sobre aproximações e distanciamentos entre o que preconizam os documentos institucionais e o que é relatado pelos egressos no que se refere a uma dissonância entre práticas de ensino e aprendizagem vivenciadas por eles e o projeto de uma formação interdisciplinar. Através dos discursos dos egressos, foi possível analisar concepções que colocam a interdisciplinaridade como a relação entre diferentes saberes, disciplinas ou áreas, visando uma finalidade específica. Na fala da maior parte dos egressos entrevistados, como um meio para a resolução de problemas. Foi possível ainda se deparar com sentidos em torno da comunicação entre áreas e até mesmo o posicionamento da interdisciplinaridade como condição para a obtenção de conhecimentos em diferentes áreas. Em relação aos reflexos de uma formação interdisciplinar, os resultados apontam para percepções que caracterizam o profissional com formação no BC&T como um indivíduo que tem facilidade de transitar em diferentes setores de uma empresa, apresenta bagagem para dialogar sobre assuntos de diferentes áreas dos conhecimentos e com isso tem flexibilidade para se apropriar de temáticas que não se restringem à sua atuação profissional. Por fim, indica-se a possibilidade de outros estudos visando aprimorar a discussão em torno da interdisciplinaridade no ensino superior.

Presidente - Interno ao Programa - 1546618 - MARCELO ZANOTELLO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1707641 - MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MÁRCIA REAMI PECHULA - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI