UMA HISTÓRIA SILENCIADA: SABERES INDÍGENAS E AÇÃO EDUCATIVA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Esta pesquisa propõe-se a investigar as potencialidades da história das ciências no ensino de química e para tanto desenvolveu uma ação educativa crítica com educadoras e educadores através do curso intitulado: Uma história silenciada: saberes indígenas e ação educativa crítica na formação de professores de química. Esta ação dialogou com alguns saberes indígenas sobre plantas medicinais através da fonte documental de Jean de Léry (1536-1613), Viagem à Terra do Brasil, especialmente no capítulo “Das árvores, ervas, raízes e frutos deliciosos que a terra do Brasil produz”, além das atividades com descendentes indígenas e tendo como base o conceito de ecologia dos saberes, de Boaventura de Sousa Santos. A ação estava composta por quatro unidades, sendo a unidade três do curso aquela desenvolvida e analisada neste estudo, cujas atividades abordaram, além de conceitos químicos, reflexões sobre o pluralismo dos saberes. Pretende-se mostrar que a ação permitiu aos educadores participantes do curso vivenciar um momento de formação acerca dos saberes históricos, culturais, científicos e sociais, valorizando as culturas indígenas e ressaltando a importância desses povos no processo histórico de constituição do Brasil. Esta pesquisa se caracteriza de forma qualitativa, utilizando como método o estudo de caso e para análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD).