PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: GESRAEL SILVA DE LIMA

DISCENTE : GESRAEL SILVA DE LIMA
DATA : 01/04/2022
LOCAL: Remoto

ANÁLISE DOS CONTEÚDOS SOBRE ALGAS EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Conhecimentos atuais sobre as "Algas" precisam atingir os estudantes na educação básica, todavia, este processo de construção de conhecimentos precisa, primeiramente, chegar aos licenciandos dos cursos de Biologia, os quais serão os futuros professores e produtores de materiais didáticos. Pensando nisso, materializamos esta pesquisa, a partir do levantamento e análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como em Planos de Ensino (PEs) das disciplinas de cursos de formação inicial de professores de biologia, com enfoque nas disciplinas que abordam conteúdos sobre as "Algas". Selecionados as IES objeto da presente análise a partir do ranking do “Conceito Preliminar de Curso”, que é gerado por avaliação anual governamental. Selecionamos 4 IES por região do Brasil (duas litorâneas e duas não litorâneas) e, no caso da Região Centro-Oeste (sem litoral), selecionamos uma de cada estado. O estudo considerou os seguintes aspectos: 1) ano dos PPCs, associados aos anos de reestruturação e relacionados às avaliações internas e externas às instituições; 2) diferentes nomenclaturas dadas às disciplinas; 3) carga horária das atividades teóricas e práticas; 4) classificação e abordagem das "Algas"; 5) estratégias didáticas utilizadas; e 6) lista bibliográfica de livros, artigos e respectivos anos de publicação. Observou-se que muitos PPCs foram publicados há mais de três anos, indicando que não houve reestruturação recente. Na maioria dos documentos estudados, tanto no nome das disciplinas quanto nas ementas das mesmas, as "Algas" foram classificadas em grupos artificiais, distanciando-se dos estudos mais recentes sobre estes seres. Este fato pode estar ligado à utilização, nas disciplinas, de livros-texto publicados antes dos anos 1990, já que os conhecimentos mais atuais sobre as "Algas" são encontrados em artigos científicos publicados posteriormente. A abordagem de diversidade e de ciência aplicada esteve presente em diversas IES, sendo a abordagem filogenética menos frequente. Estratégias didáticas relacionadas ao “falar” e “fazer” foram as mais frequentes, mas algumas IES não apresentaram a carga horária dedicada às atividades teóricas e práticas, dificultando a análise do peso dado para cada estratégia utilizada. Encontramos indicativos de uso de artigos científicos, tanto como referência das disciplinas, quanto como estratégias didáticas, porém, salientamos que foi em poucos documentos analisados, o que é preocupante, uma vez que os conhecimentos sobre a evolução dos grupos de “algas” são bastante recentes (a partir de 2009 com a descoberta dos mecanismos de evolução dos plastídeos por endossimbiose) e ainda não estão presentes nos livros-texto. Sugerimos aqui que seja dada maior atenção à formação dos futuros professores de biologia, em especial à atualização dos conteúdos frente ao conhecimento acadêmico atual, o que, por consequência, poderá levar futuramente à produção de materiais didáticos também mais atualizados em relação aos que temos hoje nas escolas. Como sugestão para estudos futuros, seria importante a realização de entrevistas com os docentes responsáveis por estas disciplinas nas IES analisadas, para que alguns aspectos não explícitos nos documentos analisados possam ser melhor explorados.

Presidente - Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1364215 - MIRIAN PACHECO SILVA ALBRECHT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARIA GARDENIA SOUSA BATISTA - UESPI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1031422 - JOAO RODRIGO SANTOS DA SILVA