PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA CRISTINA ALBERGHETTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA CRISTINA ALBERGHETTI
DATA : 28/03/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Modo Remoto
TÍTULO:

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AUTOMAÇÃO COM SIMULADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A Reforma do Ensino Médio (EM) e a aprovação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do EM (BRASIL, 2018) trouxeram novas demandas para o sistema educacional brasileiro e, com isso, a priorização do ensino por competências. Este projeto de pesquisa de mestrado tem como objetivo geral investigar quais contribuições podem emergir do trabalho interdisciplinar entre matemática e automação com o simulador Tinkercad (ferramenta online), apoiando o efetivo desenvolvimento de competências gerais da Educação Básica, bem como as específicas da área da Matemática e suas Tecnologias no Ensino Médio (EM). Os objetivos específicos são: delimitar, a partir da análise documental da BNCC do EM, quais as competências gerais da Educação Básica e específicas da área da Matemática e suas Tecnologias que mais se alinham ao recurso da automação com o simulador TinkerCad, em prol do ensino-aprendizagem da matemática no EM; analisar se atividades interdisciplinares utilizando o simulador TinkerCad e conceitos de Operadores Lógicos e Expressões Lógicas, Vetores e Matrizes (conceitos iniciais, operações, aplicações), podem apoiar o efetivo desenvolvimento de competências gerais da Educação Básica, bem como as específicas da área da Matemática e suas Tecnologias no EM; observar se atividades interdisciplinares utilizando o simulador TinkerCad e conceitos de Operadores Lógicos e Expressões Lógicas, Vetores, Matrizes (operações) e Geometria das Transformações: isometrias (translação e rotação), podem apoiar o efetivo desenvolvimento de competências gerais da Educação Básica, bem como as específicas da área da Matemática e suas Tecnologias no EM. O ensino por competências e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à educação compõem o referencial teórico inicial desta pesquisa, além da análise documental da Base Nacional Comum Curricular do EM, sendo a pesquisa bibliográfica a metodologia empregada para localizar trabalhos que apoiaram sua fundamentação e contextualização. Paralelamente, no final de novembro, início de dezembro de 2021, foi executado um projeto piloto interdisciplinar extracurricular, que propôs integrar o ensino da Matemática às TDIC. Essa proposta foi desenvolvida com oito alunos voluntários da 2ª série do curso Técnico Integrado ao Médio de Informática para Internet em uma Escola Técnica Estadual localizada na Baixada Santista, no Estado de São Paulo e contou com a participação de professores que lecionam o currículo da formação profissional. O tema Matrizes (conceito, operações) e Geometria das Transformações: isometrias (reflexão e translação) subsidiaram o projeto interdisciplinar e foram selecionados porque possibilitam sua aplicação nas propostas que envolvem Arduíno (placa eletrônica de código aberto firmada em hardware e software acessíveis, que pode ser utilizada para leitura de luzes de LED, sensores, acionamento de motor, etc.). O projeto interdisciplinar conta com a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma vez que “os estudos exploratórios permitem ao investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema” (TRIVIÑOS, 1987, p. 109). Acredita-se realmente que a ABP é a metodologia adequada para o desenvolvimento da pesquisa, pautando-se no pensamento de Munhoz (2016, p.124) referindo-se à ABP como “uma nova maneira de engajar os alunos e formar egressos com competência e habilidades mais próximas do que aquilo que o mercado exige”. A coleta de dados ocorreu de três formas: por observação participante, pois o projeto foi desenvolvido com os alunos da escola onde a pesquisadora atua como docente, desta forma “o investigador está interessado na dinâmica de um grupo no seu meio natural, e não simplesmente na recolha de respostas individuais às questões” (MÓNICO et al., 2017, p. 727); por entrevista semiestruturada, à medida que a pesquisadora percebeu a necessidade de realizar alguma indagação durante a execução do projeto interdisciplinar. Segundo Triviños (1987, p.146), a entrevista é “em geral, aquela que parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam à pesquisa, e que, em seguida, oferecem amplo campo de interrogativas”, resultantes de novas possibilidades que se manifestam a partir do feedback do entrevistado; e por questionário enviado aos participantes (discentes), após a realização das atividades do projeto, por meio de link do formulário disponibilizado no Google Sala de Aula. Marconi e Lakatos (2021, p.106), entendem que o “questionário é um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistado”. A análise dos dados está em desenvolvimento e apoia-se na Codificação e Categorização dos dados qualitativos e Análise de Conteúdo. Para Gibbs (2009, p.60), “a codificação é uma forma de indexar ou categorizar o texto para estabelecer uma estrutura de ideias temáticas em relação a ele”. Já em relação “a análise de conteúdo aplicada a diversas formas de comunicação humana, que podem incluir desde documentos escritos, fotografias, áudio, vídeos e filmes, até placas de carro, sinais de rua, grafite e nomes de avatares on-line”, menciona-se Lune e Berg (2017 apud MATTAR; RAMOS, 2021, p.276) a partir desta visão mais abrangente sobre o tema. Os resultados iniciais demonstram que, para 87,5% dos discentes, os conceitos iniciais e as operações Adição e Subtração de Matrizes foram assimilados. Indicam também que o trabalho interdisciplinar com apoio das TDIC estimula o interesse pela aprendizagem dos conteúdos de Matemática bem como de Lógica de Programação. Outro dado levantado é que 100% dos participantes mencionaram ter aplicado conhecimentos sobre Notação de Matrizes (posição dos elementos em linhas e colunas) no desenvolvimento do desafio proposto no TinkerCad, 50% afirmam que aplicaram Adição de Matrizes no desafio e 37,5% entendem que utilizaram conceitos de Subtração de Matrizes no desafio. Como já mencionado anteriormente, os dados ainda estão em análise, mas apontam que a competência 3, específica da área da Matemática e suas Tecnologias, pode ser desenvolvida por meio das atividades propostas no projeto interdisciplinar. Todos os participantes apresentaram o produto final, de acordo com as especificações.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Base nacional comum curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 13 ago. 2021
GIBBS, Graham. Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre: Artmed Editora S.A, 2009.Disponível em:https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536321332/. Acesso em: 25 jan. 2022.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
MATTAR, João.; RAMOS, Daniela. K. Metodologia da pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas, Quantitativas e Mistas. São Paulo: Almedina Brasil, 2021. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786586618518/. Acesso em: 25 jan. 2022.
MÓNICO, L. S.; ALFERES, V. R.; CASTRO, P. A.; PARREIRA, P. M. A Observação participante enquanto metodologia de investigação qualitativa. In: Congresso ibero-americano em investigação qualitativa - Espanha. Atas CIAIQ2017 Investigação Qualitativa em Ciências Sociais vol 3 [...]. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/issue/view/21. Acesso em: 12 ago. 2020.
MUNHOZ, A. S. ABP - aprendizagem baseada em problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1998501 - VIVILI MARIA SILVA GOMES
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2976815 - DENISE HIDEKO GOYA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ANA CLÁUDIA MENDONÇA PINHEIRO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2346710 - VINICIUS PAZUCH
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762331 - MARIO MINAMI
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 15:55
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