PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

O curso de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática pretende desenvolver, no âmbito da UFABC, pesquisas e estudos acadêmicos formais nas áreas de ensino, história e filosofia das ciências e matemática visando a produção de conhecimentos relacionados a uma perspectiva crítica, humanista e profunda das ciências, englobando desde a gênese do conhecimento científico até a sua veiculação em espaços formais e não formais de educação.

A proposta deste Mestrado Acadêmico originou-se a partir da constituição, no seio da UFABC, de um grupo de pesquisa composto por docentes oriundos de áreas variadas, dedicados à investigação científica dos referidos objetos de estudo. O programa tem por objetivo formar pesquisadores capazes de articular abordagens provenientes de diversas disciplinas, metodologias próprias de pesquisa e saberes de natureza interdisciplinar e multidisciplinar, adequando-se à vocação da UFABC. Também é objetivo do programa incrementar a produção científica na área, a partir das produções de alunos e professores envolvidos nos diferentes projetos de pesquisa a serem realizados.

O público-alvo se constitui preferencialmente em bacharéis e licenciados em Biologia, Filosofia, Física, História, Matemática e Química, mas não exclui a possibilidade de participação de egressos de outras áreas afins à ciência e tecnologia com interesses em desenvolver pesquisas nas linhas do curso.

Conforme dados obtidos na Capes, a área de pesquisa em Ensino de Ciências vem se consolidando no Brasil e cabe à UFABC também participar deste processo. O programa contribuirá para a formação de recursos humanos altamente qualificados para o ensino e a pesquisa nas áreas de ciências, matemática e história das ciências que serão fundamentais, entre outros aspectos, para o desafio de melhorar a qualidade da educação científica em nossa sociedade.

A grande área de concentração contemplada no programa - Ensino e História das Ciências e da Matemática - é de importância central no projeto pedagógico da UFABC como se observa a partir de princípios nele explicitados, destacando-se: a integração do conhecimento através da interdisciplinaridade; o reconhecimento da existência de uma nova dinâmica do conhecimento que exige o desenvolvimento de atitudes de questionamento científico; a necessidade da participação da universidade no processo de crescente integração da sociedade; a indissociabilidade entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão.

O papel fundamental que o ensino de ciências e matemática deve desempenhar na sociedade contemporânea só pode ser ampliado por sua concatenação com estudos da dinâmica interna do processo de geração do conhecimento científico.Nesse contexto, a articulação do ensino com a história e a filosofia das ciências torna-se fundamental.

REESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA EM 2015

Tendo em vista mudanças na área 46 da Capes e a criação na UFABC do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, que contém uma linha de pesquisa na qual são tratados temas de Filosofia da Ciência e Epistemologia e que atraiu docentes que atuavam na terceira linha de pesquisa do programa de Ensino, foi realizada no decorrer do ano de 2015 uma revisão estrutural do programa.

Além de estabelecer a transição dos docentes entre os dois programas de pós-graduação envolvidos e rever critérios de credenciamento de docentes, a coordenação do programa de Ensino criou grupos de trabalho que propuseram alterações fundamentais em sua estrutura: 1) a mudança no nome do programa; 2) a reconfiguração das linhas de pesquisa; e 3) a reorganização das disciplinas.

Após a reestruturação, o novo nome do programa passa a ser:

Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática

Neste sentido, buscamos preservar o caráter interdisciplinar do programa nas áreas do conhecimento Ensino e História das Ciências e da Matemática, estreitando relações entre as mesmas. As três linhas de pesquisa que caracterizam o programa estão assim definidas: 1. Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática - EA; 2. Formação de Professores de Ciências e Matemática - FP e 3. História das Ciências e Matemática e interfaces com a Educação - HC. A reformulação das disciplinas pautaram-se pelas perspectivas expressas nas linhas de pesquisa, que dialogam com a formação e atuação dos docentes credenciados ao programa.

Notícia cadastrada em: 31/08/2017 11:47