PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

Linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em ensino e história das ciências e da matemática.

Após reestruturação do programa (16 d eoutubro de 2015), o programa de pós-graduação em ensino e história das ciências e da matemática, com as seguintes linhas de pesquisa:

1. Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática - EA.

Nesta linha inserem-se pesquisas em Educação Científica e Educação Matemática que versam sobre:

• teorias e modelos de ensino e aprendizagem;
  • metodologias, estratégias e recursos didáticos;
  • currículo;
  • avaliação;
  • políticas educacionais;
  • tecnologias da informação e comunicação;
  • discursos e linguagens;
  • abordagens temáticas e CTSA;
  • perspectivas culturais;
  • divulgação científica e educação em espaços não formais.

2. Formação de Professores de Ciências e Matemática - FP.

Esta linha de pesquisa compreende investigações sobre políticas, programas, cursos e processos de formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática em todos os níveis educacionais, com foco no desenvolvimento profissional dos docentes analisando suas concepções, práticas pedagógicas e a construção de seus diversos conhecimentos para o exercício da docência.

3. História das Ciências e Matemática e interfaces com a Educação - HC.

Esta linha abrange estudos relacionados às temáticas da História e Filosofia das Ciências e da Matemática, suas implicações para o ensino e propostas de aplicação de conteúdos produzidos a partir destes referenciais, a análise das concepções de estudantes e professores sobre a ciência e o fazer científico, e estudos de caráter histórico-discursivo sobre a construção do conhecimento científico e matemático.

Notícia cadastrada em: 31/08/2017 11:35