ALTARUGIO, M. H.; VILLANI, A. A experiência formadora de professores de química: analisando suas ações e reflexões num curso de educação continuada. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v.16, p.595-609, 2010.
ALTARUGIO, M. H.; LUSTOSA, M.; LOCATELLI, S. W.; O debate como estratégia em aulas de química. Química Nova na Escola (Impresso), v.32, p.26-30, 2010.
ALTARUGIO, M. H.; VILLANI, A. o papel do formador no processo reflexivo de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v.15, p.385-401, 2010.
ALTARUGIO, M. H.; CASANOVA, G. H.; OLIVEIRA, L.C.; LOURENCO, L. R.; SANTANA, S. R.; MELO, S. S. Projeto Arte e Ciência: uma contribuição para aproximar o mundo científico e os alunos da educação básica. Revista da SBEnBIO, v.3, p.3870-3879, 2010.
ALTARUGIO, M. H. O papel do formador no processo reflexivo de professores, Enseñanza de las Ciencias, v.extra, p.986- 988, 2009.
ALTARUGIO, M. H.; VILLANI, A.; MRECH, L. M.; ALÁRIO, A. F. Educar para a realidade: um desafio na formação de professores. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.5, p.17-36, 2005.
ALVIM, M. H.; FIGUEIRÔA, S. F. M. A descrição do entorno natural do Vale do México em relatos missionários do século XVI: novo mundo, antigas tradições. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 01, p. 12-25, 2010.
AVILA JR, P.; TORRES, B. B. Introducing undergraduate students to science. Biochemistry and Molecular BiologyEducation, v.38, pp.70-78, 2010.