ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EVOLUÇÃO NA COMPREENSÃO, NAS HABILIDADES METACOGNITIVAS ENVOLVIDAS E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Investigaremosneste trabalho, o processo da evolução na compreensão de professores da Educação Infantil, noensino de Ciências por meio de aulas investigativas considerando a relação entre o conhecimento sobre o Ensino Investigativo, a metacognição e os saberes mobilizados Para a coleta de dados, será oferecido na UFABC um curso de extensão, para um grupo de 50 professores polivalentes, da Educação Infantil, visando aprofundar os conhecimentos sobre aulas na perspectiva investigativa emCiências e tambémda metacognição e os saberes mobilizados por eles. Como proposta para a investigação, os professores durante o curso de extensão, irão preencher um questionário em que se intenciona a verificação das ideias prévias individuais, acerca das aulas investigativas e da metacognição. Na sequência, irão elaborar uma sequência didática a partir de suas experiências como docente, onde serão discutidos aspectos acerca das aulas investigativas e também da metacognição. Na sequência, irão vivenciar uma atividade investigativa proposta pelas pesquisadoras a fim de coletar as percepções dos professores sobre esse assunto. Finalizando os professores irão elaborar uma nova sequência didática a partir dos novos conhecimentos adquiridos . Será feito registro audiovisual e transcrições de todo o processo. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, após o término do curso que servirão de base para colher informações a respeito dos conhecimentos adquiridos pelos professores, ao final do curso de extensão, sobre as aulas investigativas , a metacognição e os saberes mobilizados pelos professores, complementando pontos ainda não devidamente esclarecidos, fechando a análise dos dados. Como forma de análise serão identificadas as etapas de uma aula na perspectiva investigativa, bem como suas possíveis evoluções, segundo as categorias de Zômpero e Laburu (2011), utilizando-se a análise do conteúdo de Bardin (2011). Com relação à metacognição, serão observados se os aspectos metacognitivos propostos por Schraw (1998) – conhecimento sobre a cognição e a regulação da cognição – são contemplados e como, considerando as aulas (inicial e final). Finalizando, vamos identificar e analisar os saberes docentes mobilizados em todas essas etapas (TARDIF, 2014).