TRANSPOSIÇÃO MUSEOGRÁFICA NA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DO AMANHÃ E VISÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA
Os papeis educativos atribuídos aos Museus e Centros de Ciências são amplamente discutidos. Nesse contexto, dentro do campo de pesquisa da Educação Científica, busca-se investigar e aprimorar o processo de Alfabetização Científica nesses espaços. Um dos aspectos relevantes para a Alfabetização Científica é o que é entendido como Natureza da Ciência, um conjunto de saberes sobre Ciência que vai além dos conceitos técnicos e que relaciona suas características históricas, sociológicas e filosóficas: seu funcionamento, influências culturais, políticas e sociais, metodologias, entre outros atributos. O objetivo desse trabalho é investigar o processo de Transposição Museográfica do saber exposto e de sua produção na exposição do Museu do Amanhã, fazendo um recorte para os saberes relacionados à temática de Natureza da Ciência, caracterizando e problematizando esses saberes expostos em relação às referências que utilizamos sobre o tema. É uma pesquisa de caráter qualitativo, que se enquadra na modalidade de um estudo de caso do tipo descritivo. Como dados, além da exposição, auxiliaram na investigação o livro “Museu do Amanhã” e o Plano Museológico da instituição, assim como uma entrevista com um dos responsáveis pelo conteúdo exposto. Em relação a História da Ciência apresentada, foram identificadas em momentos do saber exposto diversas características de pseudo-história, como whiggismo. Além disso, o saber exposto apresenta diferentes visões sobre Natureza da Ciência, algumas destoando das referências utilizadas nesse trabalho sobre o tema. No Plano Museológico e no livro consultado o conceito e algumas visões sobre Natureza da Ciência estão presentes, o que indica que essas características identificadas no saber exposto se atribuem a um processo de transposição característico da própria instituição, e que envolveu escolhas, recortes e adaptações dos saberes para sua inserção na exposição de acordo com os principais objetivos museológicos e educativos.