PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: EDUARDO DANTAS LEITE

DISCENTE : EDUARDO DANTAS LEITE
DATA : 13/12/2021
LOCAL: por participação remota

TRANSPOSIÇÃO MUSEOGRÁFICA NA EXPOSIÇÃO DO MUSEU DO AMANHÃ E VISÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA

Os papeis educativos atribuídos aos Museus e Centros de Ciências são amplamente discutidos. Nesse contexto, dentro do campo de pesquisa da Educação Científica, busca-se investigar e aprimorar o processo de Alfabetização Científica nesses espaços. Um dos aspectos relevantes para a Alfabetização Científica é o que é entendido como Natureza da Ciência, um conjunto de saberes sobre Ciência que vai além dos conceitos técnicos e que relaciona suas características históricas, sociológicas e filosóficas: seu funcionamento, influências culturais, políticas e sociais, metodologias, entre outros atributos. O objetivo desse trabalho é investigar o processo de Transposição Museográfica do saber exposto e de sua produção na exposição do Museu do Amanhã, fazendo um recorte para os saberes relacionados à temática de Natureza da Ciência, caracterizando e problematizando esses saberes expostos em relação às referências que utilizamos sobre o tema. É uma pesquisa de caráter qualitativo, que se enquadra na modalidade de um estudo de caso do tipo descritivo. Como dados, além da exposição, auxiliaram na investigação o livro “Museu do Amanhã” e o Plano Museológico da instituição, assim como uma entrevista com um dos responsáveis pelo conteúdo exposto. Em relação a História da Ciência apresentada, foram identificadas em momentos do saber exposto diversas características de pseudo-história, como whiggismo. Além disso, o saber exposto apresenta diferentes visões sobre Natureza da Ciência, algumas destoando das referências utilizadas nesse trabalho sobre o tema. No Plano Museológico e no livro consultado o conceito e algumas visões sobre Natureza da Ciência estão presentes, o que indica que essas características identificadas no saber exposto se atribuem a um processo de transposição característico da própria instituição, e que envolveu escolhas, recortes e adaptações dos saberes para sua inserção na exposição de acordo com os principais objetivos museológicos e educativos.

Presidente - Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1660201 - BRENO ARSIOLI MOURA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PEDRO DONIZETE COLOMBO JUNIOR - UFTM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3120420 - BRUNO RAFAEL SANTOS DE CERQUEIRA