Análise das atividades de variabilidade estatística nos livros didáticos do PNLD para o ensino médio no Brasil: um olhar a partir de propostas internacionais
Concebemos que, dado que a variabilidade estatística faz parte de muitas situações que podem ser verificadas em nosso cotidiano, perceber e saber lidar não só com explicações do porquê da ocorrência dessa variação, mas também descrevê-la, faz parte da compreensão de uma distribuição de dados. Ainda partimos da hipótese de que os alunos não conseguem compreender a natureza da variabilidade em uma distribuição de dados por causa da falta de ênfase no estudo dessa variabilidade, tanto no currículo de Matemática como em livros didáticos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as atividades de variabilidade estatística nos livros didáticos do Ensino Médio, projetos integradores, fornecidas por meio do Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD de 2021 no Brasil, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, as diretrizes da Associação Americana de Estatística para Avaliação e Instrução em Estatística Educacional e os padrões estaduais de núcleo comum americano para a matemática e das orientações curriculares para o ensino de matemática do Chile e Austrália. É seguida uma metodologia qualitativa, considerando os componentes e suas descrições para a realização da análise de conteúdos segundo Klaus Krippendorff ou seja: 1) Unitizar; 2) Realizar amostragem; 3) Gravar/codificar; 4) Reduzir; 5) Inferir; 6) Narrar. A amostra foi intencional e composta por onze livros didáticos do Ensino Médio (volume único, do 1° ao 3° ano), que estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC no Brasil.