PPGENS PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: (11) 4996-8391 http://propg.ufabc.edu.br/ppgens

Banca de DEFESA: JÉSSICA AMANDA LOURENÇO DOS SANTOS

DISCENTE : JÉSSICA AMANDA LOURENÇO DOS SANTOS
DATA : 10/12/2021
LOCAL: sala virtal

A abordagem histórica da saúde em livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD/2017

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma política que avalia livros escolares e os distribui a estudantes de escolas públicas. No caso da disciplina Ciências, nas séries finais do ensino fundamental, o PNLD indica, entre seus critérios de avaliação, descritores relativos à abordagem histórica dos conteúdos. Assim, este trabalho levantou a presença de abordagem histórica, em conteúdos sobre saúde, nas 13 obras do PNLD/2017 – Ciências – séries finais do ensino fundamental. Foram encontradas 188 unidades de análise, classificadas em 4 sistemas de categorias. Em geral, as unidades são narrativas que vão além da simples menção a datas e nomes; contribuem para atenuar a abordagem exclusivamente biológica do tema saúde; aparecem em seções específicas para a abordagem histórica; e contemplam diversos conteúdos, com ênfase em genética. São apenas 21 as unidades de análise sobre respiração, epidemias/pandemias e vacinação – conteúdos que adquiriram enorme importância após a pandemia de Covid-19. Uma análise qualitativa de 15 dessas unidades explicitou seu potencial em veicular uma abordagem historiográfica menos tradicional, focando em fatos do passado médico brasileiro e compartilhando fontes primárias.

Presidente - Interno ao Programa - 2249459 - RAFAEL CAVA MORI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2044591 - FERNANDA FRANZOLIN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - WALDIR STEFANO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 2265513 - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS